Para onde pode nos levar a nossa insensatez?
Você tem percebido o tamanho da insensatez da humanidade? Cada vez mais são criados meios mais eficazes para que o ser humano se destrua nas drogas, na sexualidade desenfreada, no ódio e na vida desregrada. Pois bem, você entende para onde isso tudo pode nos levar? Se não percebe, te convido a meditar sobre isso a seguir.
- Veja também: Quais foram os mais santos?
Para onde pode nos levar a nossa insensatez?
No vídeo1 a seguir vamos refletir com profundidade sobre as péssimas escolhas da humanidade e como isso tem interferido na destruição gradativa de cada pessoa e da sociedade como um todo. Como superar essa limitação e buscar o que realmente importa? Essa e outras questões serão material de meditação.
Caímos nas armadilhas como insensatos
Padre Jean-Pierre de Caussade2, no livro “O Abandono à Providência Divina”, disse: “Caímos na armadilha como insensatos, em vez de levantarmos os olhos e de nos remontarmos ao princípio, à fonte, à origem das coisas, onde tudo tem outro nome e outras qualidades; onde tudo é sobrenatural, divino, santificante, onde tudo participa da plenitude de Jesus Cristo; onde tudo é pedra de Jerusalém celeste, em que tudo entra e faz entrar nesse edifício maravilhoso”.
Reflita. Você percebe como os inimigos da alma estão trabalhando ativamente e que é preciso combater contra eles? Nossa carne com sua fraqueza, o mundo com suas seduções e o demônio com suas armadilhas nos traem a cada instante. É evidente que, se não usarmos as armas espirituais que nos foram dadas por Deus, seremos facilmente derrotados. Você tem buscado a vida de oração diária? Participa dos Sacramentos? Busca estar na amizade com Deus?
Sejamos guiados pela luz da fé
O sacerdote diz no mesmo livro que estamos meditando: “Vivemos guiados pelos sentidos, e tornamos inútil essa luz da fé, que nos guiaria tão seguramente no labirinto de tantas trevas e figuras, no meio das quais nos perdemos como insensatos. Pelo contrário, aquele a quem a fé serve de guia, nada quer senão a Deus e de Deus vive sempre, deixando para trás a figura e ultrapassando-a”.
Reflita. Quando permitimos que toda a nossa vida seja guiada apenas pelos sentidos, facilmente agimos como animais irracionais levados pelo instinto. E o que temos visto na sociedade não é exatamente isso? Pessoas que deixam a fé e a razão de lado e agem guiadas por aquilo que dá prazer e evita a dor são um retrato da triste condição da humanidade. Onde estão os valores? Quem se sacrifica para defender a família e a fé? Qual o sentido da vida?
Precisamos ultrapassar o que os nossos olhos carnais veem para darmos o passo da fé na direção das coisas que não passam. Nunca seremos verdadeiramente livres enquanto vivermos amarrados em realidades que nos destroem. Que Cristo nos toque e nos liberte, para que sejamos verdadeiramente livres!
Este conteúdo foi útil? Compartilhe!
Referências:
1. FONSECA, A. O. Para onde pode nos levar a nossa insensatez? Altair Fonseca. Disponível em: https://youtu.be/uys0Soh-JXI?si=yEeHPSm4RBF7E80g. Acesso em: 16 de março de 2024.
2. CAUSSADE, J. P. O Abandono à Providência Divina. 1ª Ed. Dois Irmãos: Minha Biblioteca Católica, 2019.