Em tempos de muitas dúvidas e falta de clareza, é fundamental conhecermos a nossa fé para não sermos confundidos. Para isso, é necessário que rezemos e estudemos a doutrina da Igreja. Com o auxílio do Catecismo da Igreja Católica, que traz respostas para as principais questões do catolicismo, vamos refletir sobre motivos que afastam a humanidade de Deus.
O Catecismo da Igreja Católica reconhece motivos que afastam a humanidade de Deus
O Catecismo da Igreja Católica1, no parágrafo 29, ensina: “No entanto, esta ‘união íntima e vital com Deus’2 pode ser esquecida, ignorada e até rejeitada explicitamente pelo homem. Tais atitudes podem ter origens muito diversas:3 a revolta contra o mal no mundo; a ignorância ou a indiferença religiosas; as preocupações com as coisas do mundo e com as riquezas;4 o mau exemplo dos crentes; as correntes de pensamento hostis à religião; a atitude do homem pecador que, por medo, esconde-se na presença de Deus5 e foge diante do seu chamado.6“
Reflita. Há muitas realidades que podem afastar alguém de Deus, entretanto, tais realidades relacionam-se muito mais com a imagem que as pessoas fazem de Deus do que com o que Ele é de fato. Sem um relacionamento íntimo com o Senhor, a humanidade relaciona-se de maneira desordenada com as criaturas e acaba se ferindo. Pessoas feridas ferem outras pessoas e isso gera uma reação em cadeia que torna o mundo um lugar ofensivo e perigoso. Parar de esconder-se de Deus e aceitar o seu chamado é a única possibilidade de a humanidade encontrar-se e ser feliz.
Este conteúdo foi útil? Compartilhe!
Referências:
1. CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. Novíssima edição de acordo com o texto oficial em latim. 4. Ed. São Paulo: Loyola, 2017.
2. GS, 19: AAS 58 (1966) 1039.
3. GS, 19-21: AAS 58 (1966) 1038-1042.
4. Cf. Mt 13,22.
5. Cf. Gn 3,8-10.
6. Cf. Jn 1,3.