Você sabe qual é o conhecimento mais útil para a humanidade? Padre Frederick William Faber revela
Qual você acha que é o conhecimento mais útil? Em um mundo cada vez mais cheio de informações, fica até difícil manter-se informado e atualizado, mas será que tanta coisa assim é necessária? Um dos grandes mestres da vida espiritual da Igreja Católica na Inglaterra, o padre Frederick William Faber, nos dá lições importantes no livro “Progresso na vida espiritual”. A seguir, refletiremos com ensinamentos deste sacerdote.
- Veja também: Deus não castiga? O que você acha?
Qual é o conhecimento mais útil?
Padre Frederick William Faber1, no excelente livro “Progresso na vida espiritual”, disse: “Nenhum conhecimento nos pode ser mais útil que saber a situação em que estamos perante Deus. Tudo depende disso. É para nós a ciência das ciências, mais do que a ciência do bem e do mal que tentou tão violentamente Adão e Eva. Se estamos bem com Deus, tudo está bem conosco, ainda que as mais sombrias adversidades nos cerquem. Se não estamos bem com Ele, nada está bem conosco, por mais que esteja aos nossos pés o que o mundo possui de melhor e de mais brilhante”.
Em alguma ocasião, você já sentiu a sua vida sobrecarregada pelo peso das responsabilidades e pelo excesso de informações que parece trazer em si uma cobrança implícita? Você já teve a sensação de que quanto mais notícias você absorve, mais sente uma pressão para seguir todas as tendências e encaixar-se no que o mundo considera politicamente correto? Muitas vezes, o querer encaixar-se na ideologia vigente e seguir o fio da narrativa do momento é algo que tira a liberdade e sufoca a vida de qualquer um. Com uma existência baseada na expectativa dos outros, acabamos abandonando nossos sonhos e não percebemos a voz de Deus em cada situação. Será que as coisas precisam ser assim?
Uma nova alternativa
O conhecimento mais útil é o autoconhecimento, pois quando entendemos o tamanho da nossa fraqueza e miséria, podemos ser mais humildes diante dos nossos fracassos. Além disso, neste esvaziamento de nós mesmos, passamos a ser mais dependentes de Deus e é aí que o milagre acontece! Sim, pois quando, a exemplo de São Paulo, deixamos que Cristo viva em nós, as graças de Deus passam a ser uma constante na nossa vida. E uma vida movida pela graça é capaz de mover outras vidas na direção de Deus. Para isso, que tal fazer um novo propósito com o Senhor e pedir Seu auxílio em oração agora mesmo?
Gostou deste conteúdo? Compartilhe e ajude a evangelizar!
Referências:
1. FABER, F. W. Progresso na vida espiritual. 1ª Ed. Dois Irmãos: Minha Biblioteca Católica, 2024.