Muita gente boa acaba caindo em equívocos na hora de se aprofundar na doutrina da Igreja e passa a seguir uma linha defendida pela chamada teologia da libertação. Tal maneira de ler o Evangelho, embora possua muitos pontos positivos, termina por colocar o pobre no lugar de Deus e esvaziando o sentido transcendental da nossa fé. Ora, se tudo resume-se a uma luta social, o que diferencia a Igreja de um sindicato de trabalhadores ou de uma ONG? Vamos refletir a seguir.
- Veja também: O milagre da Virgem de Guadalupe é um recado para quem luta contra a vida das crianças no ventre das mães.
O que acontece se colocarmos o pobre no lugar de Deus? Dom Devair fala sobre os equívocos da teologia da libertação
Você já parou para pensar no que acontece com a fé quando colocamos o pobre no lugar de Deus? Infelizmente é isso que tem acontecido em muitas paróquias adeptas da teologia da libertação no Brasil. Tais comunidades feridas pelas ideologias e pela politização acabam vendo as celebrações cada vez mais vazias. Com muita sabedoria e cordialidade, Dom Devair falou sobre o erro fundamental da teologia da libertação que a faz ser tão nociva para a fé. Assista a seguir um trecho da entrevista do prelado no SantoFlow Podcast:
Por que a Igreja existe?
Dom Devair, em entrevista no SantoFlow Podcast disse: “Por que a Igreja existe? A Igreja existe para anunciar a salvação. […] Então ela não existe para fazer trabalho social, ela faz trabalho social como consequência do encontro com Jesus Cristo. A ação social que a Igreja faz é consequência do encontro com Jesus Cristo, ela não é o motor da Igreja. Então neste sentido a teologia da libertação na sua abertura lá na frente, ela vai perdendo essa dimensão transcendental”.
Retirar a realidade da salvação da Igreja Católica é como retirar o tanque de gasolina de um carro e querer que ele ande. É por isso que onde existe um sufocamento da espiritualidade e a predominância do materialismo, a fé enfraquece e as comunidades esvaziam. Rezemos para que Deus volte a ser o centro da Igreja em todo o mundo.
Este conteúdo foi útil? Compartilhe!
Referências:
1. DOM DEVAIR. OS EXTREMOS GRUPOS RADICAIS DENTRO DA IGREJA | DOM DEVAIR. SantoFlow Podcast. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=anf8NNHW1og. Acesso em: 4 de março de 2024.