O que acontece se colocarmos o pobre no lugar de Deus? Dom Devair fala sobre os equívocos da teologia da libertação
Muita gente boa acaba caindo em equívocos na hora de se aprofundar na doutrina da Igreja e passa a seguir uma linha defendida pela chamada teologia da libertação. Tal maneira de ler o Evangelho, embora possua muitos pontos positivos, termina por colocar o pobre no lugar de Deus e esvaziando o sentido transcendental da nossa fé. Ora, se tudo resume-se a uma luta social, o que diferencia a Igreja de um sindicato de trabalhadores ou de uma ONG? Vamos refletir a seguir.
- Veja também: O milagre da Virgem de Guadalupe é um recado para quem luta contra a vida das crianças no ventre das mães.
O que acontece se colocarmos o pobre no lugar de Deus? Dom Devair fala sobre os equívocos da teologia da libertação
Você já parou para pensar no que acontece com a fé quando colocamos o pobre no lugar de Deus? Infelizmente é isso que tem acontecido em muitas paróquias adeptas da teologia da libertação no Brasil. Tais comunidades feridas pelas ideologias e pela politização acabam vendo as celebrações cada vez mais vazias. Com muita sabedoria e cordialidade, Dom Devair falou sobre o erro fundamental da teologia da libertação que a faz ser tão nociva para a fé. Assista a seguir um trecho da entrevista do prelado no SantoFlow Podcast:
Por que a Igreja existe?
Dom Devair, em entrevista no SantoFlow Podcast disse: “Por que a Igreja existe? A Igreja existe para anunciar a salvação. […] Então ela não existe para fazer trabalho social, ela faz trabalho social como consequência do encontro com Jesus Cristo. A ação social que a Igreja faz é consequência do encontro com Jesus Cristo, ela não é o motor da Igreja. Então neste sentido a teologia da libertação na sua abertura lá na frente, ela vai perdendo essa dimensão transcendental”.
Retirar a realidade da salvação da Igreja Católica é como retirar o tanque de gasolina de um carro e querer que ele ande. É por isso que onde existe um sufocamento da espiritualidade e a predominância do materialismo, a fé enfraquece e as comunidades esvaziam. Rezemos para que Deus volte a ser o centro da Igreja em todo o mundo.
Este conteúdo foi útil? Compartilhe!
Referências:
1. DOM DEVAIR. OS EXTREMOS GRUPOS RADICAIS DENTRO DA IGREJA | DOM DEVAIR. SantoFlow Podcast. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=anf8NNHW1og. Acesso em: 4 de março de 2024.