O que o Papa Francisco disse sobre a ideologia de gênero que está gerando tanta polêmica?
Recentemente, o Papa Francisco recebeu os participantes da Conferência “Homem-Mulher, imagem de Deus. Por uma antropologia das vocações”, promovida pelo Centro de Pesquisa e Antropologia das Vocações. Na ocasião, o pontífice voltou a criticar a ideologia de gênero que cancela as diferenças: “Cancela a humanidade”. Vamos refletir a seguir sobre as falas de Francisco.
- Veja também: A finalidade da doutrina é o amor e não o terror.
O que o Papa Francisco disse sobre a ideologia de gênero que está gerando tanta polêmica?
Por estar resfriado e cansando-se quando lê, o discurso do Papa Francisco na Conferência foi lido pelo seu colaborador mons. Filippo Ciampanelli. Mesmo assim, o pontífice esforçou-se e proferiu algumas breves palavras que você confere a seguir:
“Gostaria de sublinhar uma coisa: é muito importante que haja este encontro, este encontro entre homens e mulheres, porque hoje o perigo mais feio é a ideologia de gênero, que anula as diferenças. Pedi para fazer estudos sobre essa ideologia ruim do nosso tempo, que apaga as diferenças e torna tudo igual; cancelar a diferença é cancelar a humanidade. Homem e mulher, porém, vivem uma “tensão” fecunda”1.
Em tempos de luta pela democracia e respeito às diferenças, Papa Francisco mostra que a humanidade não pode ser reduzida a uma massa disforme sem um sentido na vida, apenas sendo movida pelas ideologias e impondo suas crenças numa atitude antidemocrática.
Segundo o Papa, no discurso lido por mons. Filippo Ciampanelli, “cada um de nós tem uma missão, ou seja, é chamado a dar a sua contribuição para melhorar o mundo e moldar a sociedade”. Francisco encoraja as pesquisas, os estudos e as oportunidades de debates sobre as vocações, os diferentes estados de vida e a multiplicidade de carismas: “São também úteis para nos questionar sobre os desafios de hoje, sobre a crise antropológica em andamento e sobre a necessária promoção das vocações humanas e cristãs. “É importante também que se desenvolva uma circularidade cada vez mais eficaz entre as diferentes vocações”, para que as obras que surgem do estado de vida laical a serviço da sociedade e da Igreja, junto com o dom do ministério ordenado e da vida consagrada, possam contribuir para gerar esperança num mundo sobre o qual pairam pesadas experiências de morte”.
Papa Francisco contra a ideologia de gênero
No vídeo a seguir, professor Rafael Brito fez uma importante análise sobre a ideologia de gênero e as falas do Papa Francisco, que geraram polêmica em muitos setores da sociedade. Assista e reflita:
Este conteúdo foi útil? Compartilhe!
Referências:
1. JAGURABA, M. O Papa: o perigo mais feio é a ideologia de gênero, que anula as diferenças. Vatican news. Disponível em: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2024-03/papa-francisco-ideologia-genero-homem-mulher-antropologia-perigo.html. Acesso em: 2 de março de 2024.
2. BRITO, R. O PAPA FRANCISCO CONTR4 A IDEOLOGIA DE GENERO – ASSISTA ATÉ O FINAL I Rafael Brito. Rafael Brito Apostolado de São Rafael e Ss. Anjos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bI6j3yh5LsM&t. Acesso em: 2 de março de 2024.