O mundo não passa por um bom momento com tantos conflitos e ameaças de uma 3ª Guerra Mundial, ameaças de uma nova pandemia ainda mais letal, a possibilidade de um apagão energético e queda da internet, dentre outras realidades ameaçadoras. A resposta da humanidade para todas as ameaças, em vez de proximidade de Deus, é um abandono completo da fé que agrava ainda mais a situação. Diante disso, precisamos refletir sobre o que São Paulo VI falou ao perceber que o fim dos tempos poderia estar próximo.
- Veja também: Densas trevas sobre a humanidade nos séculos XX e XXI? Padre Bráulio D’Alessandro falou sobre esta profecia.
São Paulo VI e o fim dos tempos
Diante do avanço dos sinais dos tempos, precisamos refletir cada vez mais sobre as realidades escatológicas, ou seja, aquelas que se relacionam com o fim dos tempos. Nas meditações com o livro “Aos Sacerdotes, filhos prediletos de Nossa Senhora”, do padre Gobbi, vamos nos aprofundar nas falas de São Paulo VI sobre algo que está acontecendo atualmente. Reflita comigo no vídeo1 a seguir:
Um pensamento não católico
São Paulo VI2, ao se deparar com a crise da fé, disse:
“Há uma grande perturbação, neste momento, no mundo e na Igreja e o que está em questão é a fé.
Acontece-me vir repetidamente à mente a frase obscura de Jesus no Evangelho de S. Lucas: ‘Quando o Filho do Homem voltar, encontrará ainda fé sobre a terra?’
Acontece que saem livros em que a fé sobre alguns pontos importantes está em retirada, que os episcopados se calam, que não se acham estranhos estes livros. Isto, segundo o meu parecer, é estranho.
Releio, às vezes o Evangelho do fim dos tempos e constato que, neste momento, emergem alguns sinais deste fim.
Estaremos próximos do fim? Isto nunca o saberemos.
É preciso estarmos sempre prontos, mas tudo pode durar ainda muito tempo. Aquilo que me impressiona, quando considero o mundo católico, é que no interior do catolicismo, parece, às vezes, predominar um pensamento de tipo não católico, e pode acontecer que este pensamento não católico, no interior do catolicismo, se torne, amanhã, o mais forte. Mas jamais representará o pensamento da Igreja. é necessário que subsista um pequeno rebanho, por menor que seja”.
Ainda há fé sobre a terra?
Jesus Cristo, em Lc 18, 8b, disse: “Mas, quando vier o Filho do Homem, acaso achará fé sobre a terra?”.
Pelo que você tem percebido nas paróquias, ainda há fé sobre a terra? Muitos santos falam sobre a importância de existir um pequeno resto, um grupo que, mesmo sendo perseguido, lutará até o fim para manter a essência da fé. Portanto, mesmo que a situação da Igreja não seja muito animadora, a esperança da vida eterna deve animar qualquer cristão, já que a promessa foi feita por Aquele que não mente. Busquemos fazer parte do pequeno resto, do grupo daqueles que guardarão os mandamentos até o fim e serão agraciados com a coroa da eterna glória. Que Deus nos sustente na caminhada!
Este conteúdo foi útil? Compartilhe!
Referências:
1. FONSECA, A. O. São Paulo VI e o fim dos tempos. Altair Fonseca. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=15pbndr2XMg. Acesso em: 27 de fevereiro de 2024.
2. GUITTON, J. Paulo VI segreto. 3ª Ed.: Edizioni Paoline, 1985.