Quem foi o primeiro filósofo? Diante da evolução do pensamento filosófico ao longo do tempo, podemos nos fazer essa pergunta na busca por entender o que foi a base para os estudos que vieram depois. Quem teria aberto o caminho para homens como Sócrates, Platão, Aristóteles, Santo Agostinho, Santo Tomás de Aquino e tantos outros? Vamos descobrir a seguir.
- Veja também: Tales de Mileto e o fim do brainstorm.
Quem foi o primeiro filósofo?
Soares (2022, p. 65-66), afirma que: “Tales é considerado pela tradição ocidental o precursor da atitude intelectual que ainda hoje chamamos filosofar. […] foi um cidadão grego que viveu a maior parte
de sua vida na cidade de Mileto”.
Ainda de acordo com Soares (2022), concluímos que o primeiro filósofo foi Tales de Mileto, pois ele foi o primeiro a romper com a visão de que tudo poderia ser explicado através do mito, inclusive a criação do mundo. Ao romper com o foco nos deuses gregos, Tales passa a analisar cientificamente, com o conhecimento da época, a origem das substâncias e abre um importante precedente para os estudos que viriam depois.
Pensar sobre o primeiro filósofo deve nos estimular a romper barreiras e a sempre buscarmos respostas para os problemas que a sociedade atual nos apresenta, nunca parando nos esquemas antigos e nas ideologias dominantes.
Tales de Mileto, o primeiro filósofo
No vídeo a seguir, você confere uma análise resumida sobre a importância de Tales de Mileto para a Filosofia. Vamos refletir também sobre a crise na educação e sobre a importância da busca pelo conhecimento que liberta. Assista:
Este conteúdo foi útil? Compartilhe!
Referências:
FONSECA, A. O. Quem foi o primeiro filósofo? Altair Fonseca. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cWnQMAh2Ooo. Acesso em: 24 de fevereiro de 2024.
SOARES, F. N. A. Tales de Mileto. Humanidades: reflexões e ações. Bento Gonçalves, v. 3, p. 65-84, 2022.