Ícone do site Altair Fonseca

A finalidade da doutrina é o amor e não o terror

Ensinar com amor e não com terror

Ensinar com amor e não com terror

Em tempos de muitas dúvidas e falta de clareza, é fundamental conhecermos a nossa fé para não sermos confundidos. Para isso, é necessário que rezemos e estudemos a doutrina da Igreja. Com o auxílio do Catecismo da Igreja Católica, que traz respostas para as principais questões do catolicismo, vamos refletir sobre a necessidade de evangelizar a partir do amor e não do terror.

A finalidade da doutrina é o amor e não o terror

O Catecismo da Igreja Católica1, no parágrafo 25, ensina: “Para concluir este prólogo, é oportuno lembrar este princípio pastoral enunciado pelo Catecismo Romano: ‘Toda a finalidade da doutrina e do ensinamento deve ser posta no amor que não acaba. Com efeito, pode-se facilmente expor aquilo em que é preciso crer, esperar, ou fazer; mas sobretudo é preciso fazer sempre com que apareça o Amor de Nosso Senhor, para que cada um compreenda que cada ato de virtude perfeitamente cristão não tem outra origem senão o Amor, nem outro fim senão o Amor’ (Catechismus Romanus, p. 10)”.

Reflita. Precisamos entender que a finalidade da doutrina católica é fazer com que as pessoas tenham contato com o amor de Cristo que quebra as cadeias do medo e do pecado. Só assim as pessoas podem fazer uma experiência pessoal com o Senhor para serem libertas. Mesmo que tenham boa intenção, muitos podem cair em excessos deixando a caridade de lado na hora de falar sobre assuntos de natureza moral, por exemplo. Aprendamos com Jesus, que falava sempre a verdade sem deixar de lado a caridade.

A finalidade da doutrina é o amor e não o terror

Este conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Referências:

1. CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. Novíssima edição de acordo com o texto oficial em latim. 4. Ed. São Paulo: Loyola, 2017.

Sair da versão mobile