É correto usar a Igreja como palanque político? O que você acha?
Precisamos refletir sobre uma realidade que tem se tornado cada vez mais evidente em muitas paróquias: o uso da Igreja como palanque político por parte dos mais variados grupos. Precisamos refletir sobre isso para vencermos as divisões com a certeza de que o Reino de Deus não é deste mundo e que são inúteis as rivalidades por causa de poder.
A fé verdadeira frutifica
Altair Fonseca1, em vídeo da Conversa Católica, disse: “Quem tem fé vai frutificar em obras de amor, de caridade, mas a obra por si só, desvinculada do Autor e Dono de todas as obras, é uma obra morta, entende? […] e ao longo do dia a gente tem que ir corrigindo a rota, ir lembrando-se de Deus e perguntando-se: ‘será que Deus quer que eu faça isso agora? Será que eu estou agradando a Deus com essa ação?’.”
Refletindo sobre a vivência da religião de maneira agradável aos olhos de Deus, precisamos entender que não se trata de aparências e rituais vazios. São Tiago nos orienta: “A religião pura e sem mácula aos olhos de Deus e nosso Pai é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições, e conservar-se puro da corrupção deste mundo” (Tg 1,27)1.
Dessa forma, o apóstolo deixa claro que a correta vivência da fé nos leva a realizarmos obras de amor em favor dos irmãos, sempre em nome de Deus. São Tiago também alerta sobre a importância da vivência de todos os mandamentos ao nos pedir que nos conservemos puros da corrupção deste mundo, com suas tentações de poder, sexualidade, gula, adultério, dentre várias outras.
Sendo assim, não podemos realizar boas obras e deixarmos de cuidar de nossa vida moral, apoiando o aborto, a ideologia de gênero ou vivendo nos vícios. Por outro lado, também não podemos ter uma vida de oração e devoção autêntica se ignoramos o sofrimento do irmão que está ao nosso lado. Encontrar o equilíbrio para não cair em um desses dois extremos parece ser o grande desafio nas comunidades atuais. Aliás, são esses dois extremos que estão sendo usados pelos grupos políticos opostos que tentam usar a Igreja para seus fins. Você percebe?
É correto usar a Igreja como palanque político?
Você percebe que sacerdotes e leigos tentam utilizar a Igreja como palanque político? Isso acontece seja de maneira direta, defendendo abertamente um partido ou líder; seja de maneira indireta, usando homilias e campanhas para defender determinadas pautas apoiadas por tais partidos e líderes políticos. Você acha isso certo, independente da posição política? Vamos refletir neste vídeo.
Este conteúdo foi útil? Compartilhe!
Referências:
1. FONSECA, A. O. Você conhece pessoas que se reúnem para reclamar da vida? Altair Fonseca. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=CiCtqGpB7yk. Acesso em: 14 de fevereiro de 2024.
2. BÍBLIA CATÓLICA ONLINE. São Tiago, 1. Bíblia Católica. Disponível em: https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/sao-tiago/1/. Acesso em: 14 de fevereiro de 2024.