Existe uma prática pecaminosa que é extremamente perigosa por causa do seu alto grau de contágio e interferência na vida alheia. Estou falando da reclamação, que é contagiosa e acaba prejudicando todos que a ouvem. Você conhece muitas pessoas que reclamam? Você é uma pessoa que reclama? Precisamos refletir sobre a reclamação e pedir a ajuda de Deus para vencer este mal.
- Veja também: Você sabe o que é a hagiografia?
Você conhece pessoas que se reúnem para reclamar da vida?
Você já presenciou o estranho fenômeno das pessoas que se reúnem para reclamar? Em muitas praças tais encontros acontecem, mas é na internet que ele foi ainda mais potencializado. A reclamação, na maioria dos casos, não passa da tentativa de encontrar culpados para os problemas que deveríamos nos empenhar para resolver. Com a graça de Deus podemos vencer este vício.
A reclamação esconde a falta de sentido na vida
Altair Fonseca, em vídeo da Conversa Católica, disse: “Muitas vezes a reclamação esconde uma vida fracassada de alguém que não se coloca à disposição de Deus, não se coloca a serviço. E aí fica parecendo que a vida não tem sentido e realmente não tem, porque quem não serve a Deus e aos irmãos nunca vai encontrar o verdadeiro sentido da vida no amor”.
Reflita. É muito cômodo usar o escudo da reclamação para proteger-nos da realidade que cobra através das consequências das más escolhas que realizamos. Entretanto, tal estratégia não é capaz de nos livrar de nossas responsabilidades. É tempo de encararmos a verdade e agirmos com maturidade diante de nossos erros, a fim de mudarmos o nosso procedimento, com o auxílio da graça de Deus, para colhermos melhores frutos no futuro. Se não reclamarmos e fizermos a nossa parte, no fim, uma vida de eterna alegria no Céu nos espera.
Este conteúdo foi útil? Compartilhe!
Referências:
FONSECA, A. O. Você conhece pessoas que se reúnem para reclamar da vida? Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=v9x-KJZOksw>.