Ícone do site Altair Fonseca

São Paulo e suas palavras fortes para um tempo de pessoas fracas

Palavras fortes para pessoas fracas

Palavras fortes para pessoas fracas

É inegável que vivemos um tempo de pessoas fracas na fé, que renunciam a Jesus Cristo por medo de perderem privilégios, por medo de ameaças ou simplesmente por medo de serem “canceladas”. O chamado “cristianismo light” não tem nada a ver com a pregação forte de São Paulo, que se faz necessária neste tempo de um anúncio do Evangelho “aguado”, sem clareza e sem vigor.

É importante perceber o contexto da Carta de São Paulo aos Gálatas. O Apóstolo seguia firme na evangelização dos gentios, mas houveram divergências quando os novos cristãos se depararam com as exigências da lei que foram melhor entendidas em Cristo Jesus. Era preciso romper com o farisaísmo judaizante para abraçar o Evangelho.

São Paulo e suas palavras fortes para um tempo de pessoas fracas

Início da Carta de São Paulo aos Gálatas 1,1-12

O Evangelho de Paulo

“Paulo, apóstolo – não por iniciativa humana, nem por intermédio de nenhum homem, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai que o ressuscitou dos mortos – e todos os irmãos que estão comigo, às Igrejas da Galácia. A graça e a paz estejam convosco da parte de Deus Pai e de Nosso Senhor Jesus Cristo, que se entregou por nossos pecados, para nos livrar da maldade do século presente, segundo a vontade de nosso Deus e Pai, a quem seja dada a glória pelos séculos dos séculos. Amém.
Admiro-me de terdes abandonado tão depressa aquele que vos chamou, na graça de Cristo, e de terdes passado para um outro evangelho. Não que haja outro evangelho, mas algumas pessoas vos estão perturbando e querendo mudar o evangelho de Cristo. Pois bem, mesmo que nós ou um anjo vindo do céu vos pregasse um evangelho diferente daquele que vos pregamos, seja excomungado. Como já dissemos e agora repito: Se alguém vos pregar um evangelho diferente daquele que recebestes, seja excomungado. Será que eu estou buscando a aprovação dos homens ou a aprovação de Deus? Ou estou procurando agradar aos homens? Se eu ainda estivesse preocupado em agradar aos homens, não seria servo de Cristo. Irmãos, asseguro-vos que o evangelho pregado por mim não é conforme a critérios humanos. Com efeito, não o recebi nem aprendi de homem algum, mas por revelação de Jesus Cristo”.

Reflita. No tempo de São Paulo já existiam aqueles que tentavam pregar um falso Evangelho, afastando-se da doutrina dos Apóstolos. Segundo o Apóstolo, estes deveriam ser excomungados e não deveriam ser ouvidos. Ele também deixou claro que, mesmo um anjo vindo do céu, se anunciasse uma doutrina diferente, deveria ser igualmente rejeitado e punido. Ora, quando doutrinas estranhas contrárias ao Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo tentam penetrar a Igreja, como temos reagido? Precisamos intensificar nossa vida de oração e estudos para não sermos enganados por qualquer vento de doutrina vazia e falsa.

São Paulo e suas palavras fortes para um tempo de pessoas fracas

Este conteúdo foi útil? Compartilhe!

Referências:

ILITURGIA. Ofício das Leituras. Disponível em: <https://www.iliturgia.com.br/>. Acesso em: 4 de janeiro de 2024.

Sair da versão mobile