Quando perceber algo que você não pode mudar, faça isso!
A vida realmente não é fácil, eu sei. Temos nossos pecados e más escolhas e, como se não bastasse, também precisamos lidar com fatalidades e as consequências dos erros dos outros que nos atingem. Diante de duras realidades que você não pode mudar, o que você faz? A morte de um ente querido, uma doença grave que atinge a família, um acidente, as dificuldades financeiras inesperadas, enfim, muita coisa acontece fora dos nossos planos, mas nada escapa ao plano de Deus que é nos santificar. Precisamos refletir sobre isso.
O que você faz com as coisas que não pode mudar?
Diante do que falamos acima, reflita com as possibilidades a seguir e perceba qual tem sido a sua postura diante dos problemas da vida. Responda com muita sinceridade para que possamos avançar para o seguinte nível da meditação.
Diante dos problemas da vida, existem pessoas que:
A) Reclamam sem parar e se tornam um fardo para todos os que estão à sua volta. Não contentes em se lamentarem, contaminam o ambiente e convencem os outros a reclamarem também;
B) Fazem a sua parte com coragem, dando o melhor de si em cada atividade diária e rezam sabendo que o esforço é do ser humano, mas o milagre, é de Deus;
C) Terceirizam suas culpas e esperam que os políticos resolvam todos os problemas.
D) Há pessoas que estão tão desanimadas e sem esperança que já nem reagem diante dos desafios e caem numa indiferença letárgica.
Quando perceber algo que você não pode mudar, faça isso!
O vídeo a seguir é um corte da Conversa Católica, no qual buscaremos juntos soluções para agir corretamente diante das realidades que não podemos mudar. E ninguém é tão autossuficiente que nunca se depare com tais situações, mesmo que possua influência e recursos financeiros. Aliás, quem coloca todas as suas esperanças em recursos materiais costuma descobrir da pior forma que isso não é tudo. Assista e vamos refletir:
Acredite que tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus
Altair Fonseca, em vídeo da Conversa Católica, disse: “Você se esforça, reza e, o resultado que vier, não importa qual seja, nós não temos o menor controle sobre esses resultados, mas quando a gente faz algo por amor a Deus e com fé, não importa o resultado, o que importa é a disponibilidade do nosso coração. E aí, nos abandonando à providência divina, nós temos que ter a certeza de que tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus”.
Reflita. É nas dificuldades que a fé é provada, pois como diz a carta as Hebreus, “A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê” (Hb 11,1). É exatamente quando não estamos enxergando a saída, mas permanecemos firmes no propósito de amar a Deus até o fim em tudo o que fizermos, que Ele manifesta a Sua graça e o Seu poder na nossa vida. Você crê? Continue firme na fé!
Este conteúdo foi útil? Compartilhe!
Referências:
FONSECA, A. O. Quando perceber algo que você não pode mudar, faça isso! Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=yavE_bRq0do>.