Em nossos tempos a valorização do que é belo e a satisfação de admirar o que nos aproxima de Deus parecem ter sido deixadas de lado. Mais do que nunca, é necessário que possamos refletir sobre a arte como ponte que nos liga ao Criador. Dessa forma, com o auxílio do professor Lucas Lancaster e do escultor Daniel Pinheiro, do estúdio Pinarte, vamos refletir sobre alguns aspectos particulares da escultura gótica.
- Veja também: Quem testemunha Jesus nos dias de hoje já é mártir e padre Duarte Lara explica o motivo.
O que é o estilo gótico?
A arte ou estilo gótico surgiu no século XII, no norte da região onde hoje está localizada a França. Sua difusão aconteceu incialmente como um estilo arquitetônico em muitas localidades da Europa até o século XV. Tal arte representa o triunfo da Igreja Católica durante a Idade Média por sua expressão visivelmente religiosa.
Em contraponto ao estilo arquitetônico românico, no estilo gótico, as estruturas das construções são mais leves, constituídas por vãos mais amplos, com o objetivo de permitir maior luminosidade no interior das edificações. As janelas eram meticulosamente trabalhadas com lindos vitrais em forma de rosáceas.
Um capítulo à parte são as majestosas catedrais góticas, com suas naves construídas em formato ogival, ação que foi possibilitada por avanços técnicos na construção dos arcos de sustentação. Tais arcos construídos em formatos de ogivas, agulhas e capitéis, somados ao uso dos arcobotantes, possibilitaram que as construções se tornassem mais altas, com formas arquitetônicas mais verticalizadas, indicando um direcionamento para o céu, deixando mais uma vez clara a perspectiva religiosa do período.
O anjo sorridente de Reims
A estátua chamada de Anjo Sorridente se destaca na fachada da Catedral de Notre-Dame de Reims, na França. A igreja medieval em estilo gótico é tombada como patrimônio da Unesco e uma das atrações turísticas do no município de Reims, na França.
O Anjo Sorridente de Reims mostra, como diz o professor Orlando Fedeli, grande historiador brasileiro, que “pela primeira vez se fez um rosto humano refletindo uma satisfação de alma, um sorriso”. Isso depõe contra aqueles que, preconceituosamente e sem estudo, dizem que a Idade Média foi a “idade das trevas”. Tal período tem riquezas científicas e espirituais inigualáveis que valem a pena ser estudadas com afinco.
O rosto reflete a alma? A impressionante técnica da escultura gótica com o professor Lucas Lancaster
No vídeo a seguir, você confere um belo estudo resumido sobre as esculturas góticas com especial destaque para o Anjo Sorridente de Reims. Confira também as impressões de um artista sobre belíssimo trabalho de esculpir nos nossos tempos em que a beleza parece ter sido deixada de lado. Vale a reflexão de que precisamos voltar a admirar e valorizar o que é belo e nos aproxima de Deus.
Este conteúdo foi útil? Compartilhe!
Referências:
LANCASTER, L. A impressionante técnica da escultura gótica (e como vamos replicá-la). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=WwdCoFG6B2I>.
GIEHL, T. Disponível em: <https://folhapress.folha.com.br/foto/14787581> Acesso em: 1 de fevereiro de 2024.
PINTO, T. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/historiag/arte-gotica.htm> Acesso em: 1 de fevereiro de 2024.