Vivemos tempos acelerados, violentos e cheios de outros tantos desafios. Seja por motivos espirituais, emocionais ou ambos, muita gente tem adoecido. Mas como diferenciar uma doença espiritual de uma doença emocional? Como trabalhar bem as duas esferas no ser humano? A seguir, com muita sabedoria, padre Douglas Pinheiro nos dá a resposta.
Padre, Doença espiritual ou doença emocional?
Todos nós precisamos buscar o equilíbrio na saúde física, emocional e espiritual. Quando uma dessas áreas da fica desprotegida, todas as outras sofrem. No vídeo a seguir, padre Douglas Pinheiro nos ajuda a ter o correto discernimento sobre alguns tipos de doenças interiores que geram muita confusão entre as pessoas. Assista e reflita sobre a sua vida:
As emoções podem ajudar ou atrapalhar
Padre Douglas Pinheiro, em vídeo sobre doenças espirituais e emocionais, disse: “As emoções, ou elas atrapalham, ou elas ajudam. Infelizmente, a maioria das pessoas, irmãos, não pensam com a mente, com a razão, pensam com sentimentos, como se a sua alma se reduzisse à emoção. Não se pode fazer isso. Nós não podemos agir pelo que sentimos, pura e simplesmente, mas devemos tomar decisões baseadas no que sabemos”.
Baseando-nos nos conselhos e ensinamentos do sacerdote, precisamos entender que as emoções podem ajudar ou atrapalhar. Não podemos ser agitados de um lado para o outro, como um barco à deriva ao sabor das ondas revoltas, pelas emoções desordenadas. Em um mundo cada vez mais hipersensibilizado, as pessoas se descontrolam totalmente por causa dos estímulos mais ínfimos. Precisamos reencontrar o equilíbrio e a paz interior.
Reflita. Você busca praticar exercícios físicos ou tem uma vida sedentária, alimentada com fast food e outros venenos do tempo moderno? Como estão seus relacionamentos? Você passa tempo de qualidade com quem ama e tem bons propósitos de vida? Por fim, e o mais importante, como está o seu relacionamento com Deus? Busca os sacramentos com frequência e tem vida de oração diária? Colocar esses pilares da vida em equilíbrio é fundamental para termos a verdadeira saúde do corpo e da alma.
Este conteúdo foi útil? Compartilhe!
Referências:
PINHEIRO, D. Padre, Doença espiritual ou doença emocional? Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=yYgTeHHgpZo>.