Sem alarmismos ou teoria da conspiração, queremos refletir sobre a possibilidade real de todo o Brasil ficar sem internet ou pelo menos ter a velocidade da conexão drasticamente reduzida, o que tornaria o acesso a alguns serviços praticamente impossível. Isso afetaria muito a sua vida se acontecesse? A seguir, vamos analisar o que foi divulgado, apresentando fontes para pesquisa e um olhar espiritual sobre a situação.
Meu Deus! O Brasil pode mesmo ficar sem internet?
Parece assustador, não é mesmo? O risco de queda da internet em todo o Brasil foi alertado por operadoras diante de uma obra para remover o sal da água da Praia do Futuro, em Fortaleza-CE. A usina de dessalinização promete aumentar em 12% a oferta de água potável da cidade, mas pode danificar cabos submarinos que, segundo a Anatel, são responsáveis por 99% do tráfego de dados em todo o Brasil.
Fortaleza tem importância estratégia para a comunicação em todo o Brasil, já que recebe cabos de fibra ótica que asseguram uma rápida conexão à internet diretamente da Europa. É a partir da capital cearense que os cabos são então estendidos até Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo. Tais cabos chegam ao Brasil por Fortaleza por causa de sua proximidade com a Europa, cerca de 6 mil quilômetros.
“O Ceará, em especial a cidade de Fortaleza, é que garante a interconexão do Brasil com o resto do mundo”, afirmou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
Desentendimentos entre os envolvidos
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) se manifestou, comunicando que a usina “não apresenta nenhum risco ao funcionamento dos cabos submarinos localizados na Praia do Futuro”.
Em outubro, a associação de operadoras TelComp, que inclui empresas como a cearense Brisanet, já havia afirmado que “a discussão sobre a construção da usina é legítima e a implementação de tal política pública é necessária”, mas ponderou que “existem locais mais adequados e seguros para sua instalação” e que a escolha pela construção na Praia do Futuro é “infeliz, inoportuna e inapropriada”.
Dentre as operadoras, a Claro se manifestou com mais veemência, apontando os grandes riscos da construção da usina ao funcionamento da internet em todo o país. Em resposta, a Cagece divulgou nota dizendo que tal afirmação se trata de uma “falácia”. O extenso posicionamento da companhia, intitulado “Lucro de telefônicas não pode inviabilizar acesso à água em Fortaleza” pode ser conferido na íntegra aqui.
Para mais dados técnicos, fotos e informações aprofundadas, verifique as fontes no fim deste conteúdo. A partir daqui, trataremos da questão no aspecto espiritual.
Existe um lado bom em uma possível queda da internet?
Como assim? Um lado bom na angustiante queda da internet? Sim! Em recente homilia, padre Bráulio D’Alessandro falou sobre a possibilidade de uma queda mundial da internet. Para o sacerdote, embora possa provocar muitos contratempos, uma queda da internet poderia beneficiar espiritualmente as pessoas que perderam a noção da vida real por estarem afundadas no universo virtual. Não podemos tirar a razão do padre, já que muita gente cria uma falsa personalidade online e vive como se fosse um personagem, tentando sustentar uma aparência fictícia. Este retorno à realidade poderia ser traumático num primeiro momento, mas causaria também um retorno aos relacionamentos reais a médio e longo prazo, com pessoas reencontrando sua própria essência ao ter mais tempo para Deus e para o próximo.
É preciso olhar para a própria vida, de verdade
O mundo irreal construído por muitos na internet causa um desequilíbrio mental no sentido de as pessoas não mais reconhecerem os limites da fantasia. Uma das maiores fantasias da atualidade é que a liberdade é irrestrita e que não há consequências pelas más escolhas feitas. Quando essa realidade bate à porta, os efeitos podem ser devastadores. É aí que muitos buscam psicólogos ou psiquiatras que, se forem materialistas, vão apenas trabalhar para anestesiar a culpa e reforçar a percepção de que a pessoa não comete erros. Quem não reconhece e encara seus pecados de frente, nunca será curado por Deus.
Venerável Fulton Sheen, no livro “A paz da alma”, disse que “quando os psiquiatras materialistas assumem que as angústias devidas ao pecado podem ser tratadas exatamente da mesma maneira que outras doenças do sistema nervoso e psíquicas, sem referência aos recursos espirituais, eles aumentam a complexidade, o transtorno e a frustração da vida do paciente”.
Fugir das próprias culpas buscando encontrar um motivo para o próprio fracasso fora de si mesmo tem sido a luta existencial de muitos, situação que tem sido agravada por profissionais que deveriam jogar uma luz na consciência de seus pacientes. No mesmo livro citado acima, Fulton Sheen denuncia três erros dos materialistas modernos, que se baseiam no argumento de “que pecado não existe, que a consciência é apenas nosso reconhecimento a respeito de convenções e tabus sociais e que cada indivíduo é o único determinante do que é certo e errado para si”.
Ora, se cada pessoa é o deus de si mesma, escolhendo o que é certo ou errado para si, o que acontece quando a liberdade de uma pessoa entra em conflito com a liberdade da outra? Quando uma minoria oprimida amparada pela lei ofende outra minoria oprimida amparada pela lei e ambas entram em um combate ilegal, quem as instituições defenderão? Não seria mais fácil defender a espécie humana, punindo injustos e exaltando os justos, independentemente de cor, orientação sexual, classe social, etc.?
Concluímos que quanto mais complicações surgem, mais argumentos são elaborados e mais as pessoas se afastam de Deus. Neste contexto, talvez uma desconexão dos excessos possa fazer bem para a mente e a espiritualidade de muita gente.
Este conteúdo foi útil? Compartilhe!
Referências:
SILVA, V. H; HELDER, D. Anatel considera ‘indesejável e imprudente’ construção de usina no Ceará por riscos à internet no Brasil; entenda o caso. Disponível em: <https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2023/12/22/anatel-considera-indesejavel-e-imprudente-a-construcao-de-usina-que-pode-afetar-internet-no-brasil-entenda-riscos.ghtml> Acesso em: 29 de janeiro de 2024.
MATOS, L. Brasil vai ficar sem internet? Entenda obra no Ceará que pode cortar conexão do país. Disponível em: <https://www.moneytimes.com.br/brasil-vai-ficar-sem-internet-entenda-obra-no-ceara-que-pode-cortar-conexao-do-pais/> Acesso em: 29 de janeiro de 2024.
G1 CE. Projeto de usina em praia de Fortaleza pode derrubar internet no Brasil e trava embate com operadoras. Disponível em: <https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2023/09/29/projeto-de-usina-em-praia-de-fortaleza-pode-derrubar-internet-no-brasil-e-trava-embate-com-operadoras.ghtml> Acesso em: 29 de janeiro de 2024.
SHEEN, F. J. A Paz da Alma. 1ª Ed. São Paulo: Molokai, 2022.