A humildade precisa ser o nosso chão, onde firmamos os nossos passos na caminhada rumo ao conhecimento que transforma vidas. Toda ciência é dom de Deus e, como ensina São João Paulo II, precisamos voar com as duas asas (fé e razão) na direção das realidades superiores. Em um mundo afundado no orgulho, quem é realmente humilde tem a sua vida iluminada por um raio de luz no meio da escuridão.
Um pequeno grupo dominando uma multidão
G. K. Chesterton disse: “Este é o tempo no qual minorias ínfimas e teóricas podem conquistar maiorias inconscientes e não teóricas”.
Reflita. Chesterton, no passado, já havia entendido que uma minoria detentora da narrativa seria capaz de dominar uma maioria através das teorias. Na guerra da desinformação, a família como Deus criou já não tem mais valor, o aborto é considerado um direito, a ideologia de gênero é causa de orgulho e a destruição psicológica e física do ser humano é sinal de progresso. Olhe à sua volta e perceba onde as pessoas estão colocando suas esperanças e o resultado disso em suas vidas. Perceba também quem tem propagado o que precisa ser valorizado e o que precisa ser cancelado no momento. Trata-se de uma minoria teórica conquistando uma maioria não teórica, ou seja, uma massa ignorante que age guiada pelos apetites sensíveis.
A virtude da humildade e a inteligência
A humildade é o que garante que você ande com os pés no chão, e não flutue com uma fantasia desgovernada. O pior vício que você pode ter ao fazer qualquer coisa, mas especialmente ao estudar, é julgar-se melhor e mais avançado do que realmente está. A primeira providência, portanto, é cuidar de andar com os pés no chão, sempre a partir da virtude da humildade. Assista o vídeo a seguir no qual o professor Mário Carbonera, do Instituto Hugo de São Vítor, fala sobre a virtude da humildade e a inteligência.
O Professor Mário Carbonera é formado em Administração pela Unilasalle e é o principal professor de Gramática e Astrologia do Instituto Hugo de São Vítor. É também tradutor e escritor. Redigiu o manual de gramática e outros textos presentes na Coleção 7 Artes Liberais, tendo sido o professor mais envolvido no projeto. É tradutor do livro “Ortodoxia”, de Chesterton, presente no Box Clássicos de Chesterton. Também é o principal produtor de material aberto no Instituto.
Este conteúdo foi útil? Compartilhe!
Referências:
CARBONERA, M. A virtude da humildade e a inteligência. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=v04mhBNzK1M>.
Instituto Hugo de São Vítor. Disponível em: <https://www.hugodesaovitor.org.br/formacao-da-imaginacao-classica/> Acesso em: 24 de janeiro de 2024.