Em tempos de muitas dúvidas e falta de clareza, é fundamental conhecermos a nossa fé para não sermos confundidos. Para isso, é necessário que rezemos e estudemos a doutrina da Igreja. Com o auxílio do Catecismo da Igreja Católica, que traz respostas para as principais questões do catolicismo, vamos refletir sobre um resumo do caminho para a salvação eterna apontado pelo próprio documento.
- Veja também: Quem realiza a salvação e por quais meios a realiza?
Um resumo do caminho para a salvação eterna apontado pelo Catecismo da Igreja Católica
O Catecismo da Igreja Católica1, no parágrafo 16, ensina: “A terceira parte do Catecismo apresenta o fim último do homem, criado à imagem de Deus, — a bem-aventurança — e os caminhos para chegar a ela: mediante um agir reto e livre, com a ajuda da fé e da graça de Deus (seção I), por meio de um agir que realiza o duplo mandamento da caridade, desdobrado nos dez Mandamentos de Deus (seção II)”.
Reflita. Para alcançarmos a salvação devemos seguir o caminho traçado por aquele que realiza a salvação: Deus. Que sentido faz buscar a bem-aventurança, nosso fim último, fora de Quem nos concede a felicidade eterna? Infelizmente, mesmo que isso pareça absolutamente sem sentido, a maioria das pessoas tem buscado a alegria longe do Senhor. Obviamente, isso resulta na sociedade decadente que temos presenciado: sem valores morais, sem paz, sem dignidade, sem felicidade, sem Deus. Só podemos vencer tudo isso por meio da oração e de um esforço diário na direção das virtudes e da santidade.
Este conteúdo foi útil para você? Compartilhe!
Referências:
1. CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. Novíssima edição de acordo com o texto oficial em latim. 4. Ed. São Paulo: Loyola, 2017.