Em tempos de muitas dúvidas e falta de clareza, é fundamental conhecermos a nossa fé para não sermos confundidos. Para isso, é necessário que rezemos e estudemos a doutrina da Igreja. Com o auxílio do Catecismo da Igreja Católica, que traz respostas para as principais questões do catolicismo, vamos refletir sobre como é necessário testemunhar a fé diante da sociedade.
- Veja também: Os 4 pilares da boa catequese.
É preciso testemunhar a fé diante da sociedade
O Catecismo da Igreja Católica1, no parágrafo 14, ensina: “Aqueles que, pela fé e pelo Batismo, pertencem a Cristo devem confessar sua fé batismal diante dos homens (Cf. Mt 10,23; Rm 10,9). Por isso, o Catecismo começa por expor em que consiste a Revelação, pela qual Deus se dirige e se doa ao homem, bem como a fé, pela qual o homem responde a Deus (seção I). O Símbolo da fé resume os dons que Deus, como Autor de todo bem, como Redentor, como Santificador, outorga ao homem e os articula em torno dos ‘três capítulos’ de nosso Batismo — a fé em um só Deus: o Pai Todo-Poderoso, o Criador; Jesus Cristo, seu Filho, nosso Senhor e Salvador; o Espírito Santo, na Santa Igreja (seção II).
Reflita. Cada vez mais torna-se necessário que conheçamos em profundidade a nossa fé, tenhamos firme esperança naquilo que professamos e testemunhemos diante da sociedade aquilo que cremos. Afinal, quem negar a Cristo diante dos homens, será negado por Ele diante de Deus Pai (Cf. Mt 10,33).
Este conteúdo foi útil para você? Compartilhe!
Referências:
1. CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. Novíssima edição de acordo com o texto oficial em latim. 4. Ed. São Paulo: Loyola, 2017.