Em tempos de muitas dúvidas e falta de clareza, é fundamental conhecermos a nossa fé para não sermos confundidos. Para isso, é necessário que rezemos e estudemos a doutrina da Igreja. Com o auxílio do Catecismo da Igreja Católica, que traz respostas para as principais questões do catolicismo, vamos refletir sobre a importância dos Padres da Igreja para a catequese.
O ensino renova a Igreja
O Catecismo da Igreja Católica1, no parágrafo 8, ensina: “Os períodos de renovação da Igreja são também tempos fortes de catequese. Eis porque, na grande época dos Padres da Igreja, vemos santos Bispos dedicarem uma parte importante de seu ministério à catequese. É a época de São Cirilo de Jerusalém e de São João Crisóstomo, de Santo Ambrósio e de Santo Agostinho, e de muitos outros Padres cujas obras catequéticas permanecem como modelos”.
Reflita. São Cirilo de Jerusalém, São João Crisóstomo, Santo Ambrósio e Santo Agostinho se destacam no período dos Padres da Igreja, ou Patrística. Este foi o tempo de grandes mestres espirituais que contribuíram de maneira significativa para a transmissão e conservação da fé. Precisamos refletir sobre como o conhecimento transmitido através do ensino de qualidade renova a Igreja. Aliás, se você está lendo este conteúdo, é provável que tenha interesse por buscar conhecimento mais aprofundado. Continue estudando e rezando, e que Deus abençoe o seu crescimento espiritual e intelectual.
Este conteúdo foi útil para você? Compartilhe!
Referências:
1. CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. Novíssima edição de acordo com o texto oficial em latim. 4. Ed. São Paulo: Loyola, 2017.