Tarde da noite, Frei Gilson grava vídeo para esclarecer uma polêmica e pede que todos compartilhem
Recentemente, protestantes se aproveitaram de um corte de uma pregação do Frei Gilson, retirada do seu contexto, para acusarem o religioso de falar contra o uso das imagens pela Igreja Católica. Para esclarecer a questão, Frei Gilson gravou um vídeo no qual fala sobre o episódio.
- Veja também: Padre Paulo Ricardo mostra o perigo da fala do Papa Francisco, que disse: ‘Gosto de pensar que o inferno está vazio’.
Tarde da noite, Frei Gilson grava vídeo para esclarecer uma polêmica e pede que todos compartilhem
Seja por falta de discernimento, seja por maldade e vontade de ganhar dinheiro, muita gente acaba fazendo cortes de pregações dos mais conhecidos religiosos católicos. O problema é quando tal fala é retirada do contexto e gera uma grande confusão. Foi isso que aconteceu com uma fala do Frei Gilson sobre o uso das imagens e a avareza espiritual, baseada em profundos ensinamentos de São João da Cruz. Entenda o esclarecimento do Frei a seguir:
Quem se enche da graça de Deus, transborda para o próximo
Das Cartas de Santo Ambrósio, bispo
(Epist. 2,1-2.4-5.7: PL 16 edit. 1845, 847-881)
(Séc. IV)
“Quem apanha a água dos montes ou a retira e bebe das fontes, também começa a orvalhar como as nuvens. Enche, pois, o íntimo do teu espírito com esta água, para que a terra da tua alma seja regada e tenhas a fonte em tua própria casa. Quem muito lê e compreende, fica repleto; e quem está repleto pode regar os demais; por isso, diz a Escritura: ‘Se as nuvens estiverem carregadas, farão cair a chuva sobre a terra’ (Ecl 11,3)”.
Reflita. Em vez de tirar as informações de contexto e compartilhar pedaços isolados de informações que mais confundem do que ajudam, precisamos nos aprofundar no estudo e na oração, bebendo das fontes puras em Deus. Só assim poderemos crescer em sabedoria e santidade para impactarmos a vida de nossos irmãos.
Faça a sua parte para esclarecer a verdade. Compartilhe este conteúdo!
Referências:
GILSON, F. Esclarecendo uma polêmica a meu respeito. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=gVFSA7-Da20>.
ILITURGIA. Ofício das Leituras. Disponível em: <https://www.iliturgia.com.br/>. Acesso em: 17 de janeiro de 2024.