Sem catequese, a Igreja não consegue cumprir os desígnios de Deus
Em tempos de muitas dúvidas e falta de clareza, é fundamental conhecermos a nossa fé para não sermos confundidos. Para isso, é necessário que rezemos e estudemos a doutrina da Igreja. Com o auxílio do Catecismo da Igreja Católica, que traz respostas para as principais questões do catolicismo, vamos refletir sobre a relação da catequese com o cumprimento dos desígnios de Deus.
Sem catequese, a Igreja não consegue cumprir os desígnios de Deus
O Catecismo da Igreja Católica1, no parágrafo 7, ensina: “A catequese está intimamente ligada a toda a vida da Igreja. Não somente a extensão geográfica e o aumento numérico, mas também e mais ainda o crescimento interior da Igreja, sua correspondência ao desígnio de Deus dependem da própria catequese (Cf. CT, 13: AAS 71 (1979) 1288)”.
Reflita. Em At 8, vemos a história de um eunuco que tentava entender a Palavra. Em certo momento, Filipe pergunta se ele está compreendendo o que lê e a resposta é muito sincera: “Como é que posso, se não há alguém que me explique?”. Para os fiéis católicos, vale a mesma constatação: como é que o povo de Deus vai entender a fé se ninguém explica? Este é o trabalho de uma boa catequese, que cria bases sólidas para que os católicos não sejam enganados por nenhum vento de doutrina. Os tempos atuais exigem muita oração e estudo, pois as deficiências na transmissão da fé para os mais jovens é evidente. Você consegue perceber?
Este conteúdo foi útil para você? Compartilhe!
Referências:
1. CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. Novíssima edição de acordo com o texto oficial em latim. 4. Ed. São Paulo: Loyola, 2017.