Sempre falamos aqui que todo tipo de extremo que cai em um delírio torna-se perigoso. Reconhecemos que a Igreja Católica passa por uma crise sem precedentes, e que grande parte do clero tem culpa pela falta de clareza no anúncio do Evangelho. Entretanto, não é o momento de cair num rompimento e falta de discernimento, como parece ser o caso do que acontece com o Arcebispo Carlo Maria Viaganò, que pediu a prisão do Papa Francisco. Vamos entender esse episódio com a análise do professor Rafael Brito.
- Veja também: Papa Francisco irá renunciar?
O que está acontecendo na Igreja? Arcebispo Carlo Maria Viganò pede a prisão do Papa Francisco
Precisamos tomar muito cuidado com o risco de cisma, heresia e apostasia, quando se entra em rota de colisão aberta com a Santa Sé. Uma coisa é a discordância com algumas opiniões falíveis, outra completamente diferente, é o rompimento com a hierarquia da Igreja. Por que digo isso? Porque o Arcebispo Carlo Maria Viganò pediu a prisão do Papa Francisco. No vídeo a seguir, saiba o que está por trás da ação do prelado e o risco da medida, com a análise do professor Rafael Brito.
É preciso diferenciar as ovelhas dos lobos
Professor Rafael Brito, em live sobre a crise da Igreja, disse: “É em tempos de crise que, na Igreja, você reconhece quem, de fato, é ovelha e quem é o lobo. Foi em tempo de crise, como essa que nós estamos vivendo, que Martinho Lutero saiu fora”.
Reflita. Precisamos diferenciar os que lutam pela Igreja e discordam respeitosamente de opiniões pessoais equivocadas de seus membros, daqueles que entram em rota de colisão e fazem declarações cismáticas públicas. Reconhecer que o Papa Francisco é o sucessor de Pedro (e que pode errar em algum momento, assim como Pedro) deve ser a atitude dos fiéis católicos. Além disso, intensificar o estudo e a oração pelo clero em tempos de ventos contrários, é fundamental.
Este conteúdo foi útil? Compartilhe!
Referências:
BRITO, R. ARCEBISBO PEDE PRISÃO DO PAPA FRANCISCO: O QUE ESTÁ ACONTECENDO NA IGREJA ? I O PROFESSOR RESPONDE. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=o3UbeeWYZ3k>.