Santo Tomás de Aquino e a reflexão sobre um camponês, um filósofo e os anjos
Santo Tomás de Aquino, o Doutor Comum da Igreja, é grande autoridade para nos ajudar nas nossas dúvidas sobre a fé católica. A seguir, vamos refletir com ele através da alegoria do camponês, do filósofo e dos anjos.
A seguir, vamos conferir uma reflexão extraída de uma das catequeses de Santo Tomás de Aquino.
Santo Tomás de Aquino e a reflexão sobre um camponês, um filósofo e os anjos
Se um mestre dissesse algo segundo sua ciência e um camponês contestasse o mestre porque não o compreende, esse camponês seria considerado muito tolo. No entanto, é certo que a compreensão dos anjos excede a compreensão do melhor filósofo, muito mais do que a compreensão do melhor filósofo excede a compreensão do camponês. Portanto, é tolo o filósofo que se recusa a acreditar no que os anjos dizem – e tanto mais tolo será caso se recuse a acreditar no que Deus diz. Contra isso está escrito: Muitas coisas te foram reveladas, as quais excedem a inteligência humana (Eclo 3,25).
Reflita. De nada vale todo o conhecimento filosófico do mundo se o coração permanece fechado para a graça de Deus, ignorando todas as inspirações e ordens divinas. A inteligência humana não é capaz de comportar os desígnios do Senhor, mas pode buscar a Deus com humildade, inspirada pelo Espírito Santo.
A insuficiência da nossa inteligência
Santo Tomás de Aquino, em uma de suas catequeses, disse: “Caso pudesse o homem compreender perfeitamente todas as coisas visíveis e invisíveis, seria tolo acreditar no que não vemos; no entanto, nosso conhecimento é tão débil que nenhum filósofo jamais pôde investigar perfeitamente a natureza de uma única mosca. […] Se, pois, o nosso intelecto é tão débil, não seria tolice acreditar, a respeito de Deus, apenas naquilo que o homem pode conhecer por si só? É por isso que se diz: Com efeito, Deus é grande e ultrapassa toda a nossa ciência (Jó 36,26)”.
Pense comigo. Será que a humanidade tem noção da insuficiência da própria inteligência para abranger coisas que estão muito além de dela? Ao ver a arrogância de quem tenta colocar Deus na caixa dos seus preconceitos e ideologias, acreditamos que falta humildade na busca de grande parte dos intelectuais atuais.
3 títulos de Santo Tomás de Aquino
Conheça esses títulos através dos quais Santo Tomás de Aquino foi reverenciado na Igreja:
1. Doutor Angélico
Não recebeu este título apenas por ter escrito tratados importantes sobre a natureza dos anjos, mas também, segundo A.D. Sertillanges, porque era um homem casto, discreto e puro; todo alma, quase todo inteligência, à maneira de um anjo.
2. Doutor Comum
Foi chamado também de Doutor Comum, pois seu imenso trabalho de síntese doutrinal foi tão admirável que a Igreja o adotou como doutrina oficial. Por isso, Santo Tomás é oficialmente padroeiro das escolas e universidades católicas.
3. Doutor Eucarístico
O Papa Pio XI, em sua encíclica Studiorum Ducem deu ao santo este título, por ter Santo Tomás ensinado como ninguém sobre a Eucaristia e ter sido também o seu poeta, através dos hinos Pange Lingua e Adoro Te Devote.
Referências:
AQUINO, T. Catequeses de Santo Tomás de Aquino. 1ª Ed. Dois Irmãos: Minha Biblioteca Católica, 2023.
MBC. Títulos de Santo Tomás de Aquino. Disponível em: <https://bibliotecacatolica.com.br/blog/devocao/titulos-de-santo-tomas-de-aquino/> Acesso em: 13 de janeiro de 2024.