Você consegue perceber o gosto saboroso daquilo que agrada a Deus? As pessoas que não obedecem, não amam e não vivem na graça de Deus, costumam buscar a sua felicidade em realidades sem valor. Quem não sente gosto nas coisas de Deus, certamente está com o paladar estragado. Vamos refletir sobre isso a seguir.
Nada é bom fora de Deus
Pe. Jean-Pierre de Caussade, no livro “O Abandono à Providência Divina”, disse: “A alma que não adere exclusivamente à vontade de Deus, não encontrará nem satisfação nem santificação nos mais diversos meios e nos diversos exercícios de que possa lançar mão, por mais excelentes que eles sejam”.
Por mais aparentemente maravilhosas e excitantes que sejam, nenhuma atividade ou experiência fora da vontade de Deus serão capazes de suprir a fome e a sede que a alma tem do seu Criador. Isso pode ser facilmente comprovado quando olhamos a vida vazia, triste e sem sentido de pessoas que são tão pobres que só possuem uma montanha de dinheiro. Vemos que as pessoas e os bens em si mesmos não podem nos fazer felizes, a não ser quando vistos como meios para nos aproximarem de Deus e nos ajudar a amá-lo mais.
O paladar estragado não sente gosto nas coisas de Deus
Pe. Jean-Pierre de Caussade, no livro “O Abandono à Providência Divina”, disse: “Se o que o próprio Deus escolhe para vós não vos satisfaz, que outra mão que não seja a Sua poderá servir-vos à medida dos vossos desejos? Se mostrais desagrado do alimento que a própria vontade divina vos preparou, que outro manjar não será insípido a um paladar tão estragado?”.
É Deus que rege todas as coisas para o bem da humanidade, que de maneira desobediente se revolta e toma decisões que causam os males. Mesmo assim, Deus é capaz de transformar o mal em bem e, ainda assim, a maioria das pessoas fica buscando a paz distante d’Ele. Se o Criador do céu e da terra, que é puro amor, não é suficiente para te dar a vida em abundância, você acha que vai encontrar satisfação em míseras criaturas? Parece tolo, mas é essa a maior tolice que a humanidade tem cometido atualmente.
Se você não sente gosto nas coisas de Deus, é o seu paladar que está estragado
Muita gente não encontra gosto nas coisas de Deus, que realmente saciam a alma, mas encontram uma falsa alegria nas coisas do mundo, que destroem o ser humano aos poucos. No vídeo a seguir, vamos refletir com o livro “O Abandono à Providência Divina, do padre Jean-Pierre de Caussade.
- Veja também: Você viu? Fiz uma live com reflexões sobre as profecias do monsenhor Jonas Abib de 2002 que estão acontecendo hoje.
Só Deus pode nos dar a paz
Pe. Jean-Pierre de Caussade, no livro “O Abandono à Providência Divina”, disse: “É que de fato, nada há de bom para mim, a não ser a ação emanada da ordem de Deus. Nem posso encontrar noutra parte meio algum, por melhor que seja em si mesmo, mais apropriado para a minha santificação e mais apto para me dar a paz”.
Não existe melhor caminho para encontrar a verdadeira paz do que seguindo a vontade de Deus, que nos guia por estradas seguras. A consciência limpa, o amor, a sensação de que estamos dando o nosso melhor, nenhum dinheiro no mundo compra essa sensação de paz interior que só Deus é capaz de nos dar.
Este conteúdo foi útil para você? Compartilhe para que mais pessoas possam ser tocadas pela graça de Deus!
Referências:
CAUSSADE, J. P. O Abandono à Providência Divina. 1ª Ed. Dois Irmãos: Minha Biblioteca Católica, 2019.
FONSECA, A. O. Cuidado com as leituras que afastam de Deus. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=PyHgr4Phdcc&t=68s>.