Muita gente pensa sobre a infância e a adolescência de Jesus e tem a curiosidade de saber mais sobre essa fase da vida do Messias. Entretanto, as Sagradas Escrituras não possuem muitas informações sobre este período e muitas dúvidas podem aparecer. Por exemplo, João Batista e Jesus se conheciam e eram amigos? A seguir, professor Raphael Tonon responde.
O mistério da Epifania
Padre Paulo Ricardo explica que são três as grandes manifestações que se celebram na Epifania: a manifestação por meio da estrela aos reis magos, a manifestação no batismo e a manifestação nas bodas de Caná, onde acontece a transformação de água em vinho. Precisamos entender que Cristo é a luz que nos ilumina e vem para se manifestar.
- Veja também: Conheça um grande mistério que você pode viver.
João Batista sabia desde o início quem era Jesus. Isso fica muito claro no evangelho de São João, onde se lê: “Aquele que me enviou”, ou seja, o próprio Deus, “isso me revelou”. Logo, João Batista sabia desde o início que Jesus era o Filho de Deus e que, após o batismo no Jordão, Ele se manifestaria ao povo de Israel.
Embora alguns estudiosos modernos rejeitam esta tese, porque parece, nos evangelhos sinóticos, que São João Batista “vacila” ao mandar seus discípulos perguntarem se Jesus é, de fato, o Messias, como se o Batista não soubesse a resposta.
No entanto, a Tradição da Igreja interpreta este Evangelho da seguinte maneira: João Batista sabia perfeitamente quem era Jesus e enviou os discípulos para que estes reconhecessem em Jesus o Messias prometido.
João Batista e Jesus se conheciam e eram amigos?
Jesus e João Batista se conheciam? Descubra qual a relação de João Batista e Jesus, com o professor Raphael Tonon no vídeo a seguir, que é um corte da aula “Curiosidades sobre o Natal”, do Lente Católica. Assista:
Este conteúdo foi útil? Compartilhe!
Referências:
TONON, R. JOÃO BATISTA e JESUS se conheciam? | Raphael Tonon – Cortes Lente Católica. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=mg2nOFN3Rqs>.
AZEVEDO JUNIOR, P. R. A manifestação de Cristo em nós. Disponível em: <https://padrepauloricardo.org/episodios/a-manifestacao-de-cristo-em-nos> Acesso em: 5 de janeiro de 2024.