Papa Francisco repreende a desobediência do caminho sinodal alemão
O Papa Francisco repreendeu a desobediência do caminho sinodal alemão, que insiste em avançar com suas pautas progressistas, mesmo sendo orientado pelo sumo pontífice. Ordenação de mulheres e fim do celibato para os sacerdotes estão entre os desejos de parte do clero alemão.
É preciso preservar a unidade da Igreja
Recentemente, o Papa Francisco se posicionou novamente sobre os perigos do caminho sinodal alemão. O pontífice pediu uma maior divulgação e aplicação da sua carta de 2019, na qual manifestou a sua “preocupação” com este processo. O Papa deseja que sua carta “seja mais conhecida, meditada e colocada em prática” porque contém aspectos que considera fundamentais não se ir pelo caminho errado”.
Papa Francisco, na Carta ao Povo de Deus que está a caminho na Alemanha, disse: “A Igreja universal vive nas e das Igrejas particulares, assim como as Igrejas particulares vivem e florescem na e da Igreja universal, e se se encontram separadas de todo o corpo eclesial, se enfraquecem, apodrecem e morrem. Daí a necessidade de manter sempre viva e eficaz a comunhão com todo o corpo da Igreja”.
Ninguém, para ser verdadeiramente católico, precisa concordar com todas as opiniões pessoas do papa, nem idolatrá-lo como alguém que nunca erra. Entretanto, para ser católico, devemos obediência e respeito ao sumo pontífice em sua forma de governar a Igreja. Em tempos de confusão e disputas internas, a unidade da Igreja precisa ser preservada com reconhecimento das fraquezas de seus membros e luta pela conversão diária de todos.
- Veja também: A crise na Igreja pode se intensificar em 2024?
Papa Francisco repreende a desobediência do caminho sinodal alemão
O papa Francisco se posicionou firmemente contra o percurso do caminho sinodal da Alemanha. No vídeo a seguir, acompanhe a análise do professor Rafael Brito, reflita e reze pela Igreja.
Este conteúdo foi útil? Compartilhe!
Referências:
BRITO, R. Papa Francisco intervém no Sínodo da Alemanha I Opinião do Professor I Rafael Brito. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=cdvmN9x3_es>.
CÁRDENAS, N. O papa reitera duas chaves para garantir que o caminho sinodal alemão não termine “no caminho errado”. Disponível em: <https://www.acidigital.com/noticia/57054/o-papa-reitera-duas-chaves-para-garantir-que-o-caminho-sinodal-alemao-nao-termine-no-caminho-errado> Acesso em: 4 de janeiro de 2024.
VATICAN NEWS. Santa Sé: o Caminho sinodal alemão não pode tomar decisões doutrinais. Disponível em: <https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2022-07/santa-se-declaracao-caminho-sinodal-alemao-doutrina.html> Acesso em: 4 de janeiro de 2024.