Fui surpreendido com a notícia do morte do Pc Siqueira, um influencer da época em que este nome nem era usado. Pc foi um dos primeiros a alcançar sucesso nas redes sociais e alcançou milhões de seguidores. O fim de sua vida foi trágico e o desenrolar da história ainda mais triste. A trajetória de Pc Siqueira acende um alerta que mereceu a análise do professor Rafael Brito.
- Veja também: Pregador católico Eudes Duarte falou sobre o perigo das falsas doutrinas como portas para o Inferno.
A solidão que todos sentimos
Antes de falamos sobre o caso, trago uma breve reflexão sobre a solidão sentida pelos discípulos de Emaús, solidão essa que também é sentida por cada ser humano. E só existe um jeito de sair deste estado.
Padre Paulo Ricardo, ao falar sobre a solidão, disse: “Vejamos, então, como fazemos para enxergar, mesmo quando estamos numa solidão atroz, na qual parece que tudo está contra nós e todos nos abandonaram. Nós que andamos com o rosto triste como aqueles discípulos, como podemos sair dessa situação? O caminho fundamental é o da vida de oração, em que podemos nos encontrar com essa presença de forma mais consciente.
Jesus está conosco o tempo todo, mas na maioria das vezes não somos capazes de enxergar essa presença. Quando meditamos a respeito da Palavra de Deus, o Ressuscitado nos toca com a ação do Espírito Santo e faz arder o nosso coração como fez aos discípulos de Emaús”.
Em algum momento, todos nós passamos pelo sentimento de solidão. Entretanto, basta um olhar mais profundo sobre a nossa condição e percebemos que Deus está presente, a nos amparar, a nos amar. Para muita gente o que falta é esse olhar além.
Pc Siqueira se sentia sozinho
Confesso que fiquei surpreso e triste ao receber, numa noite, a notícia da morte do Pc Siqueira. Antes de minha conversão, nos meus tempos de solidão com os quadrinhos e criação de conteúdo de humor, o influencer foi inspiração para mim e para muitos outros. Inclusive, o instagram do Santa Carona publicou o seguinte:
“Em 2014 comecei o Santa Carona inspirado nos vídeos desse cara da foto. E não me importa as opiniões, a internet matou a empatia do coração de alguns. Hoje é um dia cinza. Estou triste por ver como suas decisões e de outros culminaram num desfecho tão horrível.
Diferente do que estão comentando, a internet não causou a depressão do PC. Na verdade ela foi um refúgio para seus desabafos em 2010. (Ele criou o canal por recomendação de uma terapeuta na época).
Conheci seu canal quando ele trabalhava como colorista das HQ’s da Marvel. Era um designer renomado e que estava mudando de carreira para inaugurar uma novo tempo na criação de conteúdo na internet.
PC foi um pioneiro, que acertou muito, mas também errou bastante. Quantas vezes olhei pra ele no desejo de que em algum instante conhecesse o Cristo que salvou a muitos. Agora, que esse mesmo Cristo se encontre com ele, e como justo juiz possa sondar o seu coração.
Só Ele sabe os motivos mais profundos, só Ele sabe o que agora deve ser feito. Hoje vou dormir com o coração na mão. Não serei eu a julga-lo. Só quero deixar minha gratidão. O PC de 2010 inspirou uma geração de criadores e eu faço parte deles.
Que Deus te cubra de misericórdia”.
PC Siqueira: um ser humano que se destruiu ou foi destruído? Um alerta do professor Rafael Brito
O caso do youtuber Pc Siqueira que morreu recentemente, tomou um repercussão enorme no Twitter e em outras plataformas. A seguir, o professor Rafael Brito faz uma análise sensata do caso e alerta pais e jovens sobre um enorme perigo atual. Assista:
Este conteúdo foi útil? Compartilhe!
Referências:
BRITO, R. O CASO PC SIQUEIRA: E O CAMINHO DA AUTO-DESTRUIÇÃO DE SI MESMO I PROTEJAM SEUS FILHOS I Rafael Brito. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=h4keY5FlAJ8>.
AZEVEDO JUNIOR, P. R. Nossa solidão vem do esquecimento de Deus. Disponível em: <https://padrepauloricardo.org/episodios/nossa-solidao-vem-do-esquecimento-de-deus> Acesso em: 28de dezembro de 2023.