As coisas estão difíceis? Permaneça com Deus em qualquer situação
Tanta coisa tem acontecido. A cada dia, olhamos os noticiários e nos surpreendemos com a velocidade das informações e com as mudanças que o tempo atual parece querer impor. Entretanto, se quisermos ter o mínimo de estabilidade na vida, precisamos firmar a nossa esperança naquilo que não muda: Deus. Hoje vamos refletir sobre a importância de manter a paz e a calma, mesmo nos momentos de tribulação, e entender que a vontade de Deus se manifesta em realidades que muitas vezes desconhecemos.
A vontade de Deus é o essencial
Pe. Jean-Pierre de Caussade, no livro “O Abandono à Providência Divina”, disse: “A vontade de Deus é o essencial, o real e a virtude de todas as coisas; ela é que as ajusta e as acomoda à alma; sem ela tudo é vão, tudo é nada, mentira, vaidade, letra, aparência exterior e morte. A vontade de Deus é a salvação da alma, qualquer que seja a aparência sob que se apresente o assunto a que se aplica”.
Existe muita vaidade, muita coisa visível e material que acaba como que hipnotizando os nossos sentidos e nos levando para longe da essência de todas as coisas. Por exemplo, quando nos deparamos com os erros de alguém, facilmente julgamos sem refletir sobre todas as condições que podem ter levado tal pessoa a este equívoco. Na sociedade das relações artificiais, as pessoas se tratam como descartáveis e possuem um relacionamento interesseiro com Deus, isso quando possuem.
Eu quero algo, eu peço para Deus. Ele não me dá, eu paro de rezar. Mas será que a vida espiritual madura deve ser assim?
Deus é tudo em nós
Pe. Jean-Pierre de Caussade, no livro “O Abandono à Providência Divina”, disse: “Tenha o espírito as ideias que lhe aprouver, sinta o corpo aquilo que puder, mesmo que para o espírito não fossem senão distrações e perturbações e para o corpo doenças e morte, entretanto, esta divina vontade é sempre, para o momento presente, a vida do corpo e da alma; porque enfim, uma e outra, em qualquer estado que estejam, são por ela sempre sustentados e conservados. […] Ela dá-nos Deus em tudo, e Deus é o ser infinito que tem o lugar de tudo na alma que o possui“.
Não importa o que esteja acontecendo, precisamos buscar uma reflexão mais aprofundada sobre nossas vidas relacionando tudo o que fazemos com os ensinamentos de Deus. Quer estejamos alegres ou tristes, saudáveis ou adoentados, empreguemos nossos esforços em amar a Deus através daquilo que podemos fazer neste momento.
- Veja também: Existem livros que nos afastam de Deus?
Com Deus em qualquer situação
Você permite que os ventos contrários desestabilizem o barco da sua vida? É tempo de renovarmos a nossa fé e prestarmos atenção no que realmente importa. Assista o vídeo a seguir e vamos refletir juntos.
Este conteúdo foi útil? Compartilhe com quem precisa!
Referências:
CAUSSADE, J. P. O Abandono à Providência Divina. 1ª Ed. Dois Irmãos: Minha Biblioteca Católica, 2019.
FONSECA, A. O. Com Deus em qualquer situação. Disponível em: <https://www.youtube.com/live/c7bsIsW673k?si=Kh0m0aiG9HAURhVP>.