Como viver permanentemente alegre? É possível alcançar esse estado de paz e felicidade completa com um tipo de esforço espiritual muito bem explicado pelo padre Renato Leite em uma de suas inspiradas homilias. Vamos refletir com ele a seguir.
O pior sofrimento vem de nós mesmos
Padre Renato Leite, em inspirada homilia, disse: “Maior trabalho dá o calor e o frio da febre do que o calor e o frio do lado de fora da casa. Maior sofrimento, portanto, é aquele que vem de nós mesmos do que aquele que as criaturas conseguem impingir em nós”.
Antes de buscarmos a alegria, precisamos identificar a principal fonte de sofrimento: nossas más escolhas que pesam a nossa consciência. A pior tristeza acontece quando nossa consciência não está limpa, quando fizemos algo que nos acusa interiormente, mesmo que ninguém mais saiba. Quem é bom, mesmo que sofra perseguições, encontra a paz em Deus.
Não há felicidade sem a verdade
Quem vive na verdade e buscar fazer o bem, cumprindo sua vocação e missão de cada dia, encontra a verdadeira alegria, pois descobre o sentido da sua existência. Reflita a seguir com uma inspirada homilia do padre Renato Leite:
Este conteúdo foi útil para você? Compartilhe!
Referências:
LEITE, R. Como viver permanentemente alegre? Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=3QXh0KzEjwA>.