Vaticano aprova bênção a parceiros do mesmo sexo? Professor Rafael Brito responde e analisa
Diante das comunicações do Vaticano, a mídia costuma ser sensacionalista e deturpar o sentido das mensagens originais. Sobre a aprovação de bênçãos específicas permitidas a parceiros do mesmo sexo, será que isso indica um primeiro passo para concessões maiores nos próximos anos? Professor Rafael Brito nos ajudará a entender a seguir.
Declaração doutrinária abre para bênçãos para casais “irregulares”
Através do documento “Fiducia supplicans”, do Dicastério para a Doutrina da Fé, aprovada pelo Papa, será possível abençoar casais formados por pessoas do mesmo sexo, mas fora de qualquer ritualização e imitação do matrimônio. A doutrina sobre o matrimônio não muda, a bênção não significa aprovação da união.
O documento começa com uma introdução do prefeito, cardeal Victor Fernandez, que explica que a declaração aprofunda o “significado pastoral das bênçãos”, permitindo que “sua compreensão clássica seja ampliada e enriquecida” por meio de uma reflexão teológica “baseada na visão pastoral do Papa Francisco”. Uma reflexão que “implica um verdadeiro desenvolvimento em relação ao que foi dito sobre as bênçãos” até agora, chegando a incluir a possibilidade “de abençoar casais em situação irregular e casais do mesmo sexo, sem validar oficialmente seu status ou modificar de qualquer forma o ensino perene da Igreja sobre o casamento”.
O documento afirma que esse tipo de bênção “é oferecido a todos, sem pedir nada”, fazendo com que as pessoas sintam que continuam abençoadas apesar de seus erros e que “o Pai celeste continua a querer o seu bem e a esperar que elas finalmente se abram ao bem” (27).
Vaticano aprova bênção a parceiros do mesmo sexo? Professor Rafael Brito responde e analisa
A notícia do documento do Dicastério para a Doutrina da Fé, sobre a benção a companheiros do mesmo sexo se tornou manchete nos jornais do mundo inteiro. Será que o ensinamento da Igreja sobre o Sacramento do Matrimônio pode mudar ou o burburinho se trata de sensacionalismo mal intencionado? No vídeo a seguir, professor Rafael Brito analisa o documento com profundidade.
Curtiu este conteúdo e acha que ele pode esclarecer a dúvida de mais pessoas? Compartilhe!
Referências:
BRITO, R. Vaticano aprova benção a parceiros do mesmo sexo ? I O professor Responde I Rafael Brito. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=HknncAhhDIY>.
VATICAN NEWS. Declaração doutrinária abre para bênçãos para casais “irregulares”. Disponível em: <https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2023-12/declaracao-doutrina-da-fe-bencaos-para-casais-irregulares.html> Acesso em: 18 de dezembro de 2023.