Padre Julio Lancellotti e a instrumentalização dos pobres comentada por professor Rafael Brito
Vez ou outra, padre Julio Lancellotti aparece na mídia por seu belo e necessário trabalho com os pobres e marginalizados da sociedade. Entretanto, o sacerdote sempre aparece como meio de disseminação de uma ideologia, defendendo claramente um político ou partido. Tal conduta confunde e leva muitos católicos ao engano, a ponto de passarem a defender pautas contrárias ao Evangelho. Precisamos refletir sobre a instrumentalização dos pobres que contribui para um projeto de poder.
A fé não pode ser ferramenta política
Se de um lado, a fé instrumentalizada utiliza os pobres e a luta de classes como bandeira para um projeto de poder; do outro, a fé instrumentalizada utiliza uma falsa defesa da família e dos valores como bandeira para um projeto de poder. De que lado ficar? Óbvio, do lado de Jesus Cristo!
Essa observação inicial se faz necessária porque percebemos nos últimos anos tanto a direita como a esquerda tentando aproveitar-se da fé católica no Brasil. Cada um dos lados tentou focar em uma realidade, mas sem se atentar para a realidade de que a mensagem do Evangelho é abrangente e fica incompleta quando negligenciamos uma parte. Por exemplo, não dá para lutar pelos pobres esquecendo-se da família e dos valores morais; não dá para defender a família sem cuidar dos pobres e lutar contra todo tipo de preconceito. Você percebe que o Evangelho é coerente e os políticos que o utilizam não o são?
- Veja também: Entenda porque as pessoas curiosas se tornam ansiosas.
É correto lutar pelos pobres e se esquecer do Evangelho?
Depois da introdução, que abrangeu os problemas tanto da esquerda como da direita no Brasil, nos atentemos para os fatos mais recentes envolvendo a ideologia política vigente. Será que basta lutar pelos pobres e esquecer os mandamentos de Deus que não estão relacionados a eles? Professor Rafael Brito, em vídeo sobre a instrumentalização dos pobres, disse: “A caridade precisa ser feita, mas ela precisa ser feita à luz daquilo que a Igreja pensa”.
As ideologias socialistas fomentam uma luta de classes que desestabiliza a sociedade e alimenta o seu projeto de poder. O Papa Leão XIII, na Carta Encíclica Rerum Novarum, disse: “Os Socialistas […] instigam nos pobres o ódio invejoso contra os que possuem, e pretendem que toda a propriedade de bens particulares deve ser suprimida, que os bens dum indivíduo qualquer devem ser comuns a todos, e que a sua administração deve voltar para – os Municípios ou para o Estado. Mediante esta transladação das propriedades e esta igual repartição das riquezas e das comodidades que elas proporcionam entre os cidadãos, lisonjeiam-se de aplicar um remédio eficaz aos males presentes. Mas semelhante teoria, longe de ser capaz de pôr termo ao conflito, prejudicaria o operário se fosse posta em prática. Pelo contrário, é sumamente injusta, por violar os direitos legítimos dos proprietários, viciar as funções do Estado e tender para a subversão completa do edifício social”.
Em muitos documentos a Igreja já repudiou os sistemas baseados no socialismo e rejeita a instrumentalização da fé para contribuir com tais sistemas. Perceber o avanço da desobediência ao que foi ensinado até aqui deve nos servir de alerta e ser motivo de oração e penitência pela santificação do clero.
Padre Julio Lancellotti e a instrumentalização dos pobres em nome de uma ideologia I Rafael Brito
No vídeo a seguir você confere uma sensata análise do professor Rafael Brito sobre a instrumentalização dos pobres em nome de uma ideologia e a atuação do padre Julio Lancellotti neste processo. Reflita e deixe sua opinião no final deste conteúdo.
Se este conteúdo foi útil para você, compartilhe e faça com que mais pessoas sejam alcançadas.
Referências:
LEÃO XIII. CARTA ENCÍCLICA RERUM NOVARUM. Vatican, 1891. Disponível em: <Rerum Novarum: sobre a condição dos operários (15 de maio de 1891) | LEÃO XIII (vatican.va)> Acesso em: 13 de dezembro de 2023.
BRITO, R. O Padre Julio Lancelloti e a instrumentalização dos pobres em nome de uma ideologia I Rafael Brito. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=gH4vejvnbHA>.