Clicky

Existem livros que nos afastam de Deus? - Altair Fonseca
Existem livros que nos afastam de Deus?
Vídeos

Existem livros que nos afastam de Deus?

Existem livros que nos afastam de Deus? Sim, existem leituras que por si só já nos afastam de Deus por causa do teor sensual e depreciativo que carregam. Entretanto, hoje vamos refletir sobre um problema que está em nós, e não nos livros. Você sabe qual é?

Livros que afastam de Deus?

Embora existam obras que são más em sua essência e devem ser evitadas, toda leitura pode esconder um perigo, mesmo a leitura de obras espirituais. Por quê? Vamos começar a entender a seguir.

Pe. Jean-Pierre de Caussade, no livro “O Abandono à Providência Divina”, disse: “Toda a leitura que se faz sem ser pela ordem de Deus é prejudicial; […] o homem orgulhoso que estuda os livros espirituais levado somente da curiosidade, sem a vontade de Deus estar unida à sua leitura, não recebe senão a letra morta, sem o espírito que a vivifica, e vai-se tornando cada vez mais árido e seco”.

Sem a ação do Espírito Santo de Deus, toda leitura, aliás, toda busca por conhecimento, torna-se árida, seca e morta. Não é preciso ter grande conhecimento filosófico e sociológico para entender que há muitos estudiosos que sabem o perfeito sentido de algo em teoria, mas não conseguem vivê-lo na prática.

Por exemplo, dentre os que mais falam de amor atualmente encontramos os que mais disseminam o ódio, a divisão, a perseguição e a rivalidade. Na sociedade da narrativa, precisamos voltar a viver de verdades concretas e não de ideologias. Voltemos a buscar a essência n’Aquele que é o caminho, a verdade e a vida.

As leituras que afastam de Deus
As leituras que afastam de Deus

As graças escondidas no momento presente

Deus reserva para você e eu, a cada momento, uma oportunidade para amá-lo mais e crescermos espiritualmente. Como a maioria das pessoas se inquieta quando as coisas não saem exatamente como planejaram, acabam não enxergando com profundidade as graças escondidas no momento presente.

Pe. Jean-Pierre de Caussade, no livro “O Abandono à Providência Divina”, disse: “Se neste momento a divina vontade nos manda ler, a leitura realiza no fundo da alma esse efeito misterioso. Se a divina vontade nos manda deixar a leitura por um dever de contemplação atual, este dever opera no fundo do coração o homem novo, e a leitura seria então prejudicial e inútil. Se a divina vontade retira a alma da contemplação atual, para aplicá-la a uma ocupação exterior mesmo durante consideráveis espaços de tempo, o novo dever forma Jesus Cristo no fundo do coração, e toda a doçura da contemplação serviria apenas para o destruir”.

Você entende que não é a sua vontade que te santifica, mas a vontade de Deus? Percebe que Ele tem o melhor para você a cada momento? Por incrível que pareça, existem católicos que não acreditam nessa realidade.

As graças escondidas no momento presente
As graças escondidas no momento presente

Cuidado com as leituras que afastam de Deus

Existe um perigo escondido por trás de todas as coisas que fazemos buscando o nosso prazer e não a glória de Deus. Leituras, orações, obras sociais, dentre outras coisas, que visam apenas uma falsa piedade e a autopromoção, e não a glória de Deus, nada disso tem valor. Reflita comigo no vídeo a seguir:

Cuidado com as leituras que afastam de Deus

Gostou deste conteúdo? Compartilhe e ajude a evangelizar!

Referências:

CAUSSADE, J. P. O Abandono à Providência Divina. 1ª Ed. Dois Irmãos: Minha Biblioteca Católica, 2019.

FONSECA, A. O. Cuidado com as leituras que afastam de Deus. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=PyHgr4Phdcc&t=68s>.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001