Quem ajudou Jesus a carregar a cruz?
Quem ajudou Jesus a carregar a cruz? Muitos se confundem sobre o nome do personagem que ajudou Jesus a carregar a cruz. A seguir, vamos descobrir quem é ele e vamos refletir sobre a importância de carregarmos nossas cruzes e ajudarmos os irmãos em seus sofrimentos.
Quem ajudou Jesus a carregar a cruz?
A resposta é: Simão de Cirene. “Enquanto o conduziam, detiveram um certo Simão de Cirene, que voltava do campo, e impuseram-lhe a cruz para que a carregasse atrás de Jesus” (Lc 23, 26).
Simão era de uma cidade chamada Cirene, que ficava no norte de África. Ele tinha dois filhos: Alexandre e Rufo (Cf. Mc 15,21). A Bíblia não explica porque os soldados romanos obrigaram Simão a carregar a cruz. Provavelmente apanharam uma pessoa qualquer que estava perto, porque Jesus estava muito fraco depois de tantos açoites e outras torturas que tinha recebido.
Qual é a sua postura diante da cruz?
Você e eu também somos chamados a ter a postura de Simão de Cirene, ao ajudarmos Cristo a carregar a sua cruz. E como fazemos isso? Ao ajudarmos os irmãos que sofrem (espiritualmente e materialmente) e ao carregarmos as nossas próprias cruzes.
Não é por acaso que São Paulo diz: “Eu agora me alegro nos sofrimentos por vós, e completo na minha carne o que falta aos sofrimentos de Cristo, pelo seu corpo, que é a Igreja” (Cl 1, 24). E São Leão Magno, ao comentar as palavras do Apóstolo, diz: “A Paixão do Senhor dura até o fim do mundo. Porque assim como Ele é honrado e amado nos santos, assim como é apascentado e vestido nos pobres, também padece em todos aqueles que são perseguidos por amor da justiça”.
Diante de tais inspirações, não podemos permanecer passivos, ou pior, reclamando diante das cruzes cotidianas. Nos unamos a Cristo nesses momentos e aprenderemos a encontrar aquela perfeita alegria que não é interrompida nem mesmo na dor, aliás, é amplificada por ela.
Você conhece o valor do sacrifício?
De que maneira você vive os momentos difíceis que todos nós precisamos enfrentar? Entender que os sacrifícios feitos por amor a Deus têm um grande valor diante d’Ele pode transformar nossa vida. Para pensar um pouco mais sobre este assunto, assista o vídeo a seguir, que é um corte da Conversa Católica.
Gostou do conteúdo? Acha que ele pode ajudar outras pessoas? Compartilhe e seja canal da graça de Deus em muitas vidas!
Referências:
OLIVEIRA, C. G. S. Você conhece o valor do sacrifício? Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ivnDpnGK7D8&t=7s>.
BÍBLIA. Tradução do Pe. Matos Soares a partir da Vulgata clementina (1927-1932). — Corr. e atual. — Dois Irmãos, RS: Minha Biblioteca Católica, 2023.