O que é simples aos olhos da humanidade, Deus usa para esconder seus valiosos tesouros dos soberbos que só pensam nas grandezas. A felicidade está nas coisas simples porque Deus aí está, mas essa realidade não pode ser entendida pelos que estão cegos espiritualmente.
A felicidade está nas coisas simples porque Deus aí está
Pe. Jean-Pierre de Caussade, no livro “O Abandono à Providência Divina”, disse: “‘A virtude do Altíssimo cobrir-te-á com a sua sombra’, disse o Anjo a Maria. Esta sombra, na qual se esconde a virtude de Deus para gerar Jesus Cristo nas almas, é o que cada momento traz em si de deveres, de gozos ou de cruz. […] Assim, na ordem moral e sobrenatural, os deveres de cada momento, sob as suas obscuras aparências, encobrem a verdade da vontade divina, a única a merecer a nossa atenção”.
É preciso ter um coração grande para perceber a presença de Deus nas coisas pequenas de cada dia. Sabe aquela tarefa que você precisa realizar cotidianamente? As lutas, as alegrias, as decepções, cada momento esconde uma graça especial.
Se Deus tenta te mostrar diariamente os seus lindos projetos para a sua vida e você não ouve a Sua voz, talvez seja porque esteja direcionando o olhar apenas para as grandezas desse mundo. Quando foi a última vez que você conseguiu pensar profundamente sobre a sua vida e sobre como o tempo que Deus te dá tem sido utilizado?
Sua vida pode ser uma obra de arte espiritual
Pe. Jean-Pierre de Caussade, no livro “O Abandono à Providência Divina”, disse: “O que neles [Maria e José] há de visível é semelhante ao que sucede ao resto dos homens; mas o invisível, o que a fé aí entrevê e descobre, é nada menos que Deus realizando grandes coisas. O pão dos Anjos, o maná celeste, pérola evangélica, sacramento do momento presente! A quem é que tu o dás? Enches de bens os que têm fome de Deus. E Deus revela-se aos pequenos e aos humildades, ainda nas coisas mais pequenas; mas os grandes e soberbos , que não consideram senão as aparências, esses não O descobrem nem mesmo nas coisas grandes”.
Você pode transformar a sua vida em uma obra de arte espiritual sendo oferecida continuamente a Deus. Claro que nem sempre este trabalho é feito com a excelência dos grandes artistas, às vezes até produzimos alguns rabiscos, mas com perseverança e dedicação aos detalhes, o Senhor nos ajuda a completarmos a bela obra começada.
Basta que você passe a exercitar a sua consciência para viver bem cada momento, na presença de Deus, dando um novo significado a cada tarefa, e você perceberá que há valor em tudo feito em nome do Senhor. E se as pessoas não reconhecerem o seu valor e o seu esforço? Que importância isso tem? Diante das graças de Deus derramadas na vida de alguém, qualquer outro benefício parece migalha.
- Curiosidade: Deus é importante na sua vida? Faça um teste simples.
A grandeza das coisas pequenas
Existe um tesouro escondido em cada momento vivido com amor, na presença de Deus. Tal tesouro só pode ser desfrutado por aqueles que são mansos e humildes de coração. Se você quer se aprofundar na meditação dessa linda realidade, assista a live a seguir:
Referências:
CAUSSADE, J. P. O Abandono à Providência Divina. 1ª Ed. Dois Irmãos: Minha Biblioteca Católica, 2019.
FONSECA, A. O. A grandeza das coisas pequenas. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ZsCP6ZCsN-8>.