Perdi muito tempo na vida, e agora?
Você já teve a sensação de que perdeu muito tempo na vida? Depois de alguma decepção, de planos frustrados ou de uma análise mais responsável da vida, muita gente percebe que perdeu um tempo precioso. Nessas horas, o sentimento é de uma amargura corrosiva e de um penetrante arrependimento. Mas será que tem como correr atrás do prejuízo? Deus quer te dar uma nova oportunidade agora.
Uma nova percepção do tempo presente
Quando eu digo agora, é hoje mesmo, no tempo presente, que é literalmente um presente de Deus que devemos bem utilizar. Todos nós erramos em algum momento pois somos pecadores, entretanto, temos a opção de fazer tudo diferente a partir deste exato momento, com a graça de Deus.
Pe. Jean-Pierre de Caussade, no livro “O Abandono à Providência Divina”, disse: “Deus fala, ainda hoje, como falava a nossos pais, quando não havia diretores nem métodos. A fidelidade à vontade de Deus era toda a espiritualidade; […] Sabia-se que em cada momento temos um dever a cumprir com fidelidade, e isso bastava aos homens de então. Nele se ia concentrando sucessivamente a sua atenção, como o ponteiro do relógio que vai marcando as horas, e em cada minuto aponta o espaço que deve percorrer. O seu espírito movido sem cessar pelo impulso divino, encontrava-se insensivelmente voltado para o novo objeto que se lhes oferecia, segundo a disposição divina, em cada hora do dia. Tais eram os segredos do proceder de Maria, a mais simples das criaturas e a mais entregue a Deus”.
Nenhum tratado teológico e nenhuma tese extraordinária é capaz de superar a humilde vontade de amar a Deus e obedecê-lo. Antes de qualquer documento da Igreja ser escrito, o Senhor já escrevia nos corações de seus servos fiéis os segredos da mais elevada ciência, que é a sabedoria de Deus.
Uma coisa é certa: não dá para ouvir a Deus se estamos no celular, na pornografia, na idolatria ao dinheiro ou a pessoas, enfim, não dá para ouvir a Deus se só ouvimos o grito das nossas paixões desordenadas.
Maria, modelo de abandono à Providência Divina
Pe. Jean-Pierre de Caussade, no livro “O Abandono à Providência Divina”, disse: “A resposta que [Maria] deu ao Anjo, quando se limitou a dizer-lhe: ‘Faça-se em mim segundo a tua palavra’, continha toda a teologia mística dos seus antepassados. Tudo aí se reduzia, como no presente, ao mais puro e ao mais singelo abandono da alma à vontade de Deus, qualquer que fosse a forma por que esta se apresentasse”.
Se olharmos para Maria, vemos uma mulher humilde e serena, mas com uma coragem sobrenatural para abrir mão da própria vontade e seguir a trilha indicada por Deus para a sua história. E o “sim” da Virgem Maria mudou a história da humanidade para sempre. Além disso, sempre que dava seus passos, a Mãe de Deus contava com a Providência Divina que nunca a desamparava.
Quer confiar na Providência Divina e abandonar-se aos cuidados de Deus em tudo o que fizer? Reze a oração a seguir, que é um ato de abandono, diariamente.
Ato de Abandono
Ó meu Deus, eu não sei o que hoje me há de suceder, ignoro-o por completo; mas sei certamente que nada poderá acontecer-me que Tu não tenhas previsto, regulado e ordenado de toda a eternidade, e isto me basta. Adoro os teus desígnios impenetráveis e eternos e a eles me submeto de todo o coração. Quero tudo, aceito tudo e uno o meu sacrifício ao de Jesus Cristo, meu divino Salvador. Peço-Te, em seu nome e pelos seus merecimentos infinitos, paciência nas minhas penas e submissão perfeita e inteira a tudo o que me suceder segundo Teu divino beneplácito. Assim Seja.
Cada momento é importante
Quer se aprofundar nos assuntos tratados até aqui? No vídeo a seguir, vamos meditar sobre a importância de cada momento com o auxílio do excelente livro “O Abandono à Providência Divina”, de Pe. Jean-Pierre de Caussade. Assista e compartilhe:
Referências:
CAUSSADE, J. P. O Abandono à Providência Divina. 1ª Ed. Dois Irmãos: Minha Biblioteca Católica, 2019.
FONSECA, A. O. Cada momento é importante. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=cOQOmt459-E&t=3s>.