Ícone do site Altair Fonseca

Dicas para quem deseja ter vida espiritual

Vida espiritual

Vida espiritual

Quer ter vida espiritual e não sabe por onde começar? Há muitos tratados e ensinamentos nessa área que podem confundir a mente de um iniciante. Por isso, separamos dicas especiais para quem quer dar um primeiro passo e caminhar com segurança na direção de Deus.

Dicas para quem deseja ter vida espiritual

Existe algo capaz de iluminar a nossa vida espiritual e de oração: o silêncio de Deus. Deus, quando silencia, quer que lhe mostremos mais fé e mais humildade, as duas virtudes principais sobre as quais está edificado o edifício da nossa oração. 

Padre Paulo Ricardo ensina que se queremos ter vida espiritual, o primeiro passo é humilhar-nos diante de Deus. Quando as pessoas começam a ter vida de oração, uma das grandes dificuldades está em se livrarem da vaidade. É necessário ser humilde, como diz São Felipe Neri aos seus filhos: “Sejam humildes, sejam pequenos”, porque, se não formos humildes e pequenos, Deus resiste aos soberbos.

“Deus resiste aos soberbos, mas dá a sua graça aos humildes. Humilhai-vos, pois, sob a poderosa mão de Deus para que, na hora oportuna, ele vos exalte. Lançai sobre Ele as vossas preocupações, pois é Ele quem cuida de vós” (1pd 5, 5-7).

Eis um passo fundamental na nossa vida espiritual: como um orante com fé, entregarmos nossas preocupações a Deus. Não com soberba, não como quem se apresenta diante de um balcão de serviço de atendimento ao consumidor, exigindo os seus direitos. Não, porque Deus resiste aos soberbos.

Precisamos nos colocar na presença de Deus com humildade, sem aquele interesse de quem só pensa no próprio umbigo. E quando temos a confiança de que Ele cuida de nós, também passamos a ser mais generosos, cuidando dos outros, sendo presença do amor de Deus no mundo.

Seja presença do amor de Deus no mundo

Cayro Gabriel, em live da Conversa Católica, disse: “Quando eu amo de verdade, esse amor emana, ou seja, eu posso não falar para você que eu te amo, mas do jeito que eu te olhar, do jeito que eu falar com você, você vai notar essa presença de Deus”.

Claro que palavras ajudam a expressar nossos sentimentos, mas um “eu te amo” deveria ser mais demonstrado por ações do que dito por palavras que o vento leva. Jesus na cruz não disse que amava a humanidade com palavras, mas demonstrou esse amor com um gesto inesquecível e inigualável.

Se somos chamados a seguir Jesus no caminho da cruz, quanto mais vida espiritual tivermos, mais seremos capazes de nos sacrificarmos pelo bem do próximo. Afinal, não há amor verdadeiro sem uma entrega generosa.

Seja presença do amor de Deus no mundo

Conselhos práticos para quem quer crescer na espiritualidade

Existem conselhos baseados nos ensinamentos dos santos e na vivência prática da fé que podem ajudar aqueles que querem crescer na espiritualidade. Confira informações valiosas para a vida espiritual no vídeo a seguir, que é um corte da Conversa Católica. Assista:

Conselhos práticos para quem quer crescer na espiritualidade

Referências:

OLIVEIRA, C. G. S. Conselhos práticos para quem quer crescer na espiritualidade. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=a3bN7Ae2ky0&t=27s>

RICARDO, P. As virtudes fundamentais da vida espiritual. Padre Paulo Ricardo, 2023. Disponível em: <https://padrepauloricardo.org/episodios/as-virtudes-fundamentais-da-vida-espiritual> Acesso em: 1 de dezembro de 2023.

Sair da versão mobile