Há muita gente na Igreja que gostaria de ter alguns dons místicos extraordinários como bilocar, ter grandes revelações e dons de cura. Os santos que verdadeiramente receberam tais graças nunca buscaram esses dons, muito pelo contrário, envergonhavam-se e buscavam o escondimento. Assim foi São Pio de Pietrelcina, o Padre Pio, que tentava se esconder, mesmo sendo impossível esconder a verdadeira santidade.
Veja também: O que padre Paulo Ricardo disse sobre os padres que não querem atender confissão?
A humildade de Padre Pio
São Pio de Pietrelcina é um exemplo de humildade para nossos tempos. Mesmo com grandes dons extraordinários, o santo sempre buscou o recolhimento e nunca quis privilégios. Padre Pio só queria amar a Deus e torná-lo mais amado. Por que não desejarmos o mesmo?
Humildade e confiança em Deus
São Pio de Pietrelcina, disse certa vez a uma de suas filhas espirituais: “Humilha-te diante do Senhor e confia nele. Gasta tuas melhores energias com a graça divina praticando as virtudes, e deixa então que a graça opere em ti conforme a vontade de Deus. São as virtudes que santificam a alma, e não os fenômenos sobrenaturais“.
Padre Pio tinha contato com realidades extraordinárias e a sua humildade não deixava que ele ficasse deslumbrado ou arrogante diante disso. Muito pelo contrário, quanto mais o poder de Deus se manifestava na sua vida, mais ele percebia o tamanho de sua miséria e se tornava mais e mais humilde.
Ao olhar para os santos precisamos confrontar a nossa vida. Quantas vezes, diante de migalhas, não nos tornamos soberbos, arrogantes e irredutíveis em nossa opinião e vontade? Na atual sociedade, na qual as pessoas não suportam mais ouvir um “não”, a humildade pode parecer fora de moda mas é somente através dela que veremos o Senhor.
Referências:
OLIVEIRA, C. G. S. A humildade de Padre Pio. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=C5qR_hjojZY>.