Você já se questionou sobre como uma trajetória de vida pode evoluir para uma profunda jornada espiritual? Assim como uma criança, com sua curiosidade, busca entender o mundo, o professor
Victor Sales Pinheiro iniciou sua busca religiosa. A seguir você vai se inspirar com essa incrível jornada espiritual.
Veja também: A bela experiência de um jovem professor de filosofia católico com a felicidade.
Uma jornada espiritual: Como o professor Victor Sales Pinheiro se tornou católico
O texto a seguir é uma reprodução do que o professor Victor Sales Pinheiro escreveu na descrição do vídeo sobre o seu testemunho de vida:
A questão de como me tornei católico não tem uma resposta única. Trata-se de uma caminhada que demanda uma introspecção intensa e uma observação detalhada dos momentos que fortaleceram minha fé. Hoje, no vídeo, desejo compartilhar três desses momentos que, acredito, estarão comigo por toda a vida: (1) a infância, (2) a juventude e (3) a maturidade.
(1) Tudo teve início em minha infância, influenciado pela presença inspiradora da minha avó. Ela não só me ensinou sobre Cristo, mas incorporou sua mensagem de amor, perdão e misericórdia em sua vida. Sua fé não era apenas um aspecto isolado; era o cerne de sua existência. Nessa época, vivenciei uma profunda experiência espiritual que delineou minha trajetória de fé. Mais tarde, cruzei caminhos com o padre jesuíta Luciano Ciman que teve um papel decisivo na ampliação e no aprofundamento da minha compreensão sobre o catolicismo.
(2) Durante o intercâmbio cultural nos EUA, percebi as diferenças entre a tradição católica e protestante, estranhando a relatividade doutrinária e de culto das denominações evangélicas que frequentei nesse país. Já na faculdade de Direito, frequentei o Centro de Cultura e Formação Cristã, onde, direcionado pelo Padre Fabrizio Meroni, mergulhei nos estudos de filosofia e bioética. Foi nessa fase que percebi as relações de fé e razão, como descritas pelo Papa São João Paulo II na Encíclica Fides et Ratio, de quem me tornei um leitor assíduo.
(3) Ao realizar o mestrado e doutorado em filosofia, no Rio de Janeiro, tornei-me professor de filosofia da religião da faculdade do mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro, sentindo-me atraído pela Liturgia e canto gregoriano dos monges e pela tradição intelectual e estética católica.
Por fim, conheci a espiritualidade do Opus Dei, que trouxe uma nova dimensão viva e doutrinal à minha fé. Por meio dela, compreendi a relevância da piedade e do estudo como pilares de uma fé vivida no cotidiano das relações familiares, sociais e profissionais.
Ao relatar esses momentos decisivos, meu desejo é que você encontre inspiração para sua própria caminhada espiritual. Cada um de nós possui uma história singular e é por meio da busca e reflexão que fortalecemos nossa fé e amadurecemos espiritualmente.
Não fuja da cruz, não fuja da sua vocação
Professor Victor Sales Pinheiro, em vídeo sobre a jornada espiritual, disse: “O nosso cristianismo de hoje em dia, de uma sociedade do bem-estar tecnológico e social, é marcado por uma fuga da cruz, por uma evasão dessa característica central da nossa religião que é a identificação com Cristo crucificado”.
Jesus mostrou que o caminho para segui-lo envolve renúncia e cruz, entretanto, o Senhor também disse que seu jugo é suave e seu fardo é leve. Entendemos assim que quem faz a vontade do Senhor, encontra a sua vocação e é feliz, mesmo que tenha uma vida cheia de dificuldades. Entretanto, quem nega o Senhor e seus conselhos, encontrará a infelicidade e a amargura, mesmo no meio dos maiores confortos temporais.
Busquemos o que realmente interessa para que nossa vida seja plena de sentido e alegria no Senhor. Que Deus abençoe você.
Inscreva-se no canal do professor Victor Sales Pinheiro no YouTube.