Inspire-se com a incrível jornada espiritual do Professor Victor Sales Pinheiro
Você já se questionou sobre como uma trajetória de vida pode evoluir para uma profunda jornada espiritual? Assim como uma criança, com sua curiosidade, busca entender o mundo, o professor
Victor Sales Pinheiro iniciou sua busca religiosa. A seguir você vai se inspirar com essa incrível jornada espiritual.
Veja também: A bela experiência de um jovem professor de filosofia católico com a felicidade.
Uma jornada espiritual: Como o professor Victor Sales Pinheiro se tornou católico
O texto a seguir é uma reprodução do que o professor Victor Sales Pinheiro escreveu na descrição do vídeo sobre o seu testemunho de vida:
A questão de como me tornei católico não tem uma resposta única. Trata-se de uma caminhada que demanda uma introspecção intensa e uma observação detalhada dos momentos que fortaleceram minha fé. Hoje, no vídeo, desejo compartilhar três desses momentos que, acredito, estarão comigo por toda a vida: (1) a infância, (2) a juventude e (3) a maturidade.
(1) Tudo teve início em minha infância, influenciado pela presença inspiradora da minha avó. Ela não só me ensinou sobre Cristo, mas incorporou sua mensagem de amor, perdão e misericórdia em sua vida. Sua fé não era apenas um aspecto isolado; era o cerne de sua existência. Nessa época, vivenciei uma profunda experiência espiritual que delineou minha trajetória de fé. Mais tarde, cruzei caminhos com o padre jesuíta Luciano Ciman que teve um papel decisivo na ampliação e no aprofundamento da minha compreensão sobre o catolicismo.
(2) Durante o intercâmbio cultural nos EUA, percebi as diferenças entre a tradição católica e protestante, estranhando a relatividade doutrinária e de culto das denominações evangélicas que frequentei nesse país. Já na faculdade de Direito, frequentei o Centro de Cultura e Formação Cristã, onde, direcionado pelo Padre Fabrizio Meroni, mergulhei nos estudos de filosofia e bioética. Foi nessa fase que percebi as relações de fé e razão, como descritas pelo Papa São João Paulo II na Encíclica Fides et Ratio, de quem me tornei um leitor assíduo.
(3) Ao realizar o mestrado e doutorado em filosofia, no Rio de Janeiro, tornei-me professor de filosofia da religião da faculdade do mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro, sentindo-me atraído pela Liturgia e canto gregoriano dos monges e pela tradição intelectual e estética católica.
Por fim, conheci a espiritualidade do Opus Dei, que trouxe uma nova dimensão viva e doutrinal à minha fé. Por meio dela, compreendi a relevância da piedade e do estudo como pilares de uma fé vivida no cotidiano das relações familiares, sociais e profissionais.
Ao relatar esses momentos decisivos, meu desejo é que você encontre inspiração para sua própria caminhada espiritual. Cada um de nós possui uma história singular e é por meio da busca e reflexão que fortalecemos nossa fé e amadurecemos espiritualmente.
Não fuja da cruz, não fuja da sua vocação
Professor Victor Sales Pinheiro, em vídeo sobre a jornada espiritual, disse: “O nosso cristianismo de hoje em dia, de uma sociedade do bem-estar tecnológico e social, é marcado por uma fuga da cruz, por uma evasão dessa característica central da nossa religião que é a identificação com Cristo crucificado”.
Jesus mostrou que o caminho para segui-lo envolve renúncia e cruz, entretanto, o Senhor também disse que seu jugo é suave e seu fardo é leve. Entendemos assim que quem faz a vontade do Senhor, encontra a sua vocação e é feliz, mesmo que tenha uma vida cheia de dificuldades. Entretanto, quem nega o Senhor e seus conselhos, encontrará a infelicidade e a amargura, mesmo no meio dos maiores confortos temporais.
Busquemos o que realmente interessa para que nossa vida seja plena de sentido e alegria no Senhor. Que Deus abençoe você.
Inscreva-se no canal do professor Victor Sales Pinheiro no YouTube.