Em tempos de libertinagem e desordens, parece que cada pessoa briga para fazer tudo do seu jeito. O problema é que, sem seguir nenhum tipo de ordenamento, o mundo tende ao caos se for guiado pelas paixões desordenadas das pessoas mais inconsequentes. Para moderar o que precisa ser equilibrado, a moral católica nos apresenta a prática das virtudes, que parecem estar fora de moda, mas são a solução para quem está com a vida bagunçada.
Veja também: Na sua oração da noite, aprenda a fazer um bom exame de consciência.
Moral Católica – As Virtudes
O que devemos ter no pensamento?
Com o excesso de informações – a maioria delas inúteis – a nossa mente fica agitada e totalmente desordenada. A partir do momento em que começamos a direcionar os nossos pensamentos para o que realmente importa, encontramos a paz que vem de Deus e supera todo o entendimento humano. São Paulo reflete sobre isso desta forma:
O que é a virtude?
O Catecismo da Igreja Católica, no parágrafo 1803, ensina: “A virtude é uma disposição habitual e firme para praticar o bem. Permite à pessoa não somente praticar atos bons, mas dar o melhor de si mesma. A pessoa virtuosa tende para o bem com todas as suas forças sensíveis e espirituais; procura o bem e opta por ele em atos concretos. O fim duma vida virtuosa consiste em tornar-se semelhante a Deus”.
Como é bom buscarmos a bondade na fonte, que é Deus. Aliás, Deus é a própria bondade em essência e ninguém pode ser realmente bom afastado d’Ele. Por isso, se querermos crescer nas virtudes, busquemos uma vida de intensa oração e práticas piedosas na presença do Senhor.
A moral católica está fora de moda?
Para os que acham que a moral católica está fora de moda, professor Felipe Aquino esclarece que a busca pelas virtudes é capaz de transformar a vida das pessoas para melhor. Como é triste ver pessoas que desistem de ser boas, achando que o bem não compensa! Precisamos espalhar este tipo de conteúdo e pedir na oração a graça de Deus sobre toda a humanidade. Assista e compartilhe:
A moral não é uma coisa chata
Professor Felipe Aquino, em aula sobre a moral católica, disse: “A moral não é uma coisa chata, pesada, não! A moral é uma libertação no Espírito Santo”.
Diferente do que se tenta espalhar atualmente, a moral não é uma coisa chata e ultrapassada, muito pelo contrário! A moral católica é uma libertação do mal e do pecado, no poder do Espírito Santo, que faz novas todas as coisas. É magnífico entender isso e colocar em prática. Que Deus te ilumine nesta caminhada.
Inscreva-se no canal da TV Canção Nova no YouTube.