Não é a atitude exterior que mostra o valor interior de alguém, entretanto, a vestimenta e os gestos de um sacerdote zeloso são capazes de inspirar respeito e devoção. Por exemplo, padres que usam batina são perseguidos pelos modernistas, mas testemunham situações nas quais as vestes contribuíram para a evangelização.
Veja também: O dia em que o demônio correu da batina do Padre Antônio Furtado.
Busquemos ter intimidade com Deus
São Josemaría Escrivá, no Sulco, 665, ensina: “Um tempo de meditação diária — união de amizade com Deus — é coisa própria de pessoas que sabem aproveitar retamente a sua vida; de cristãos conscientes, que agem com coerência”.
Busquemos a meditação diária, que vai criando uma verdadeira intimidade com Deus. Acima de qualquer atitude exterior busquemos, primeiramente, um interior todo ordenado na direção do Senhor. A partir daí, todo o resto vem por acréscimo. Por zelo, por amor a Deus, um sacerdote pode optar por usar a batina. Entretanto, quando o uso torna-se um mero gosto exterior, perde totalmente o sentido.
Padre Diogo Albuquerque revela porque usa a batina no dia a dia
No vídeo a seguir, Padre Diogo Albuquerque relatou o impacto positivo que o uso da batina causa na sua vida e na vida dos fiéis. Trata-se de um trecho da conversa no SantoFlow Podcast, que transmite as melhores entrevistas católicas. Assista:
Inscreva-se no canal do SantoFlow Podcast no YouTube.