Clicky

Se Deus é tão bom, por que Ele permite o sofrimento? - Altair Fonseca
Ter uma doença é um privilégio?
Vídeos

Se Deus é tão bom, por que Ele permite o sofrimento?

Se você nunca fez, provavelmente já ouviu alguém fazer este questionamento: se Deus é mesmo tão bom, por que Ele permite o sofrimento? Na sociedade em que vivemos, fomos educados para fugir de qualquer tipo de desconforto. Basta perceber que, quando somos submetidos a alguma situação que nos desafia, seja ela uma questão de saúde física, psíquica ou até financeira, parece-nos injusto. Mas será que não existe um plano maior por trás disso tudo?

Veja também: Já sabe rezar o poderoso Terço de São Miguel Arcanjo? Aprenda aqui e saiba mais informações importantes.

Se Deus é tão bom, por que Ele permite o sofrimento?

Afinal, se Deus é o Sumo Bem e quer a felicidade dos seus filhos, por que motivo permite que passemos por tantas adversidades? A verdade é que Nosso Senhor é extremamente pedagógico na forma como nos ensina certas coisas. E o sofrimento, justamente, é um desses recursos da pedagogia divina. Para entender melhor esse assunto, ouça a resposta do seminarista Igor Pavan Tres, durante a sua participação no Tertúlia podcast. E se quiser conferir o episódio na íntegra, clique aqui: • COMO TER FÉ EM MOMENTOS DIFÍCEIS?

Se Deus é tão bom, por que Ele permite o sofrimento?

Muitos santos falam sobre o valor do sofrimento que nos aproxima de Nosso Senhor Jesus Cristo, já que Ele esvaziou-se de si mesmo, e achado em figura de homem, humilhou-se e foi obediente até a morte, e morte de cruz (Cf. Fl 2, 6-12).

Santa Teresa de los Andes disse: “O sofrimento não me é desconhecido. Nele encontro a minha alegria, porque na cruz se encontra Jesus e Ele é amor. E que importa sofrer quando se ama?”.

Precisamos refletir sobre o que temos feito com as oportunidades de sofrimento que aparecem na nossa vida. Não estou falando aqui das cruzes que fabricamos por causa do pecado, mas das inevitáveis intempéries da vida que podem ser valioso instrumento de união com Cristo.

Sobre o sofrimento que nos ensina a amar
Sobre o sofrimento que nos ensina a amar

Sofrer é um castigo de Deus?

É muito comum ouvirmos o discurso de que os sofrimentos que nos acometem nesta vida são uma forma de punição. Mas, na verdade, sofrer é um grande privilégio. Deus não permite um mal do qual não possa extrair um bem. Entenda mais sobre esse assunto com o testemunho do seminarista Igor que, ainda muito jovem, teve de enfrentar uma grave doença.

Sofrer é um castigo de Deus?

Inscreva-se no canal Tertúlia no YouTube.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001