Querem empurrar a ideia de uma falsa liberdade que tem aprisionado as mulheres num falso poder baseado na exibição e no orgulho. Essas características estão mais em acordo com a revolta de Lúcifer do que com a obediência e pureza da Virgem Maria, que pisa na cabeça da serpente. Uma mulher católica esclarecida sabe o seu lugar e conhece o seu valor diante de Deus, e por isso busca entender o sentido de pureza, modéstia e pudor.
Veja também: Oração a São Luís Gonzaga, padroeiro da juventude e dos estudantes.
As mulheres estão sendo usadas?
Doutora em História Social da Cultura, Laíse Sales Pinheiro, é fundadora da Comunidade Entre Esposas, onde também realiza um amplo trabalho online voltado à formação feminina. Em participação no podcast Tertúlia, ela falou sobre pureza, modéstia, pudor e muito mais. Disse laíse: “O nosso corpo é templo do Espírito Santo, e por ele ser uma unidade substancial com a alma ele tem uma natureza sagrada, e tudo que é sagrado a gente protege”.
Quando ouvimos uma mulher, totalmente aprisionada nas ideologias dizer: “meu corpo, minhas regras“, precisamos ter compaixão ao perceber que ela está seguindo regras de conduta que não são as suas. Afinal, toda mulher e todo homem foram criados por Deus para viverem em harmonia e não para serem usados como objetos descartáveis. Mostrar-se, entregar-se e depois sentir-se como um lixo jogado fora não é um atalho para a felicidade e tem muita gente descobrindo isso tarde demais.
Entretanto, mesmo as pessoas que foram usadas e descartadas pelo mundo, não são consideradas um lixo por Deus. Todas são amadas e acolhidas em qualquer momento, desde que queiram o abraço do Senhor e acolham o seu amor.
Pureza, modéstia e pudor: qual é a diferença?
Se você é católico e busca conhecer mais a sua fé, provavelmente já ouviu falar nos seguintes termos: pureza, modéstia e pudor. Normalmente, são conceitos bastante atrelados à formação feminina, no que diz respeito à afetividade e sexualidade — embora sejam importantíssimos também para os homens, evidentemente. Mas você sabe o que essas palavras realmente querem dizer? Afinal, qual a diferença entre pureza, modéstia e pudor, na prática? Descubra neste trecho do episódio sobre feminilidade do Tertúlia podcast.
Se este assunto te interessa, vale muito a pena assistir o episódio completo. Clique no link a seguir e confira: • É ESSE O IDEAL DA FEMINILIDADE CATÓLICA.
Inscreva-se no canal Tertúlia no YouTube.