Como somos pecadores e cometemos faltas todos os dias, precisamos constantemente rever a nossa vida, fazer um bom exame de consciência e pedir perdão a Deus. Para as faltas graves, busquemos a Confissão; para as faltas veniais e nossos pecados diários, façamos um bom exame ao fim do dia (ou algumas vezes ao dia) e rezemos o Ato de Contrição para fora da Confissão.
Veja também: Já sabe rezar o poderoso Terço de São Miguel Arcanjo? Aprenda aqui e saiba mais informações importantes.
O que é a contrição?
O Catecismo da Igreja Católica, nos parágrafos 1492 e 1493 nos ensina:
1492. “O arrependimento (também chamado contrição) deve inspirar-se em motivações que brotam da fé. Se for motivado pelo amor de caridade para com Deus, diz-se ‘perfeito’; se fundado em outros motivos, diz-se ‘imperfeito'”.
1493. “Aquele que quer obter a reconciliação com Deus e com a Igreja, deve confessar ao sacerdote todos os pecados graves que ainda não tiver confessado e de que se lembre depois de ter examinado cuidadosamente a sua consciência. A confissão das faltas veniais, sem ser em si necessária, é todavia vivamente recomendada pela Igreja”.
Entendendo a importância deste arrependimento ou contrição, precisamos buscar diariamente refletir sobre nossas atitudes, pedir perdão a Deus e também suplicar a graça de lutarmos contra o mal e o pecado que nos afasta d’Ele.
Ato de Contrição – Orações Católicas
Você e eu somos pecadores e precisamos fazer um exame de consciência diário. Que tal realizar o Ato de Contrição diariamente?
Ato de Contrição para fora da Confissão
Confesso a Deus, Pai Todo-Poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, (batendo no peito) por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos, e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor.
Inscreva-se no canal Altair Fonseca no YouTube.
Referências:
MBC, Editorial (Editorial MBC), 2018 – Devocionário a São José / Editorial MBC. — Dois Irmãos, RS: Minha Biblioteca Católica, 2022. 576 p.: il. color.
Catecismo da Igreja Católica. São Paulo: Edição típica Vaticana, Loyola, 2000.