São João da Cruz avisou, mas muita gente continua rezando da maneira errada
Na hora de rezar, o seu coração é movido por uma justa intenção de unir-se a Deus e fazer a Sua vontade? Você confia na providência divina e tem uma vida de oração que te leva pelos caminhos tortuosos do verdadeiro amor? Muita gente está rezando da maneira errada, pois estaciona na dimensão mais superficial da súplica e não avança na direção do Amado de sua alma.
Veja também: Aprenda uma linda oração a Santa Teresinha do Menino Jesus.
No livro A subida do monte Carmelo, São João da Cruz fala da noite escura e nos ensina a ter um desprendimento de tudo o que turva a nossa alma e nos impede de ter uma verdadeira e intensa união com Deus.
Muitos continuam rezando da maneira errada
São João da Cruz, no livro A Subida do Monte Carmelo, disse: “Há alguns que oram mais para conseguir o que desejam do que pela honra de Deus. (…) Melhor seria se dessem outro fim a suas preces, ocupando-se em coisas que lhe são muito mais importantes, como purificar de verdade suas consciências e entender realmente as coisas sobre sua salvação (…). Assim prometeu o Senhor por meio do evangelista, dizendo: Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo (Mt 6,3), porque essa é a prece que mais apraz a Deus. E para alcançar a realização das petições que temos em nosso coração, não há melhor meio do que pôr a força de nossa oração naquilo que mais agrada a Deus; porque então não só nos dará o que Lhe pedimos, que é a salvação, como também o que Ele vê que nos convém e é bom para nós (…). O Senhor está próximo dos que o chamam de verdade (Sl 145, 18), que lhe pedem as coisas que são de maior verdade, como o são as coisas da salvação. (…) Dessa maneira, portanto, devem as almas dirigir a Deus as forças e o gozo da vontade nas suas preces, cuidando de não se apoiar em cerimônias inventadas, desaprovadas e não adotadas pela Igreja Católica (…). Não queiram elas usar novas maneiras, como se soubessem mais que o Espírito Santo e sua Igreja. Se Deus não atende suas súplicas numa forma simples de oração, não creiam que Ele as atenderá por meio de todas as invenções que possam introduzir”.
O que é a noite escura?
Já ouviu falar sobre a noite escura? Este termo de São João da Cruz deixa muita gente em dúvida, mas com a explicação a seguir, do Frei Diego Santana, vai ficar mais fácil entender do que se trata. Aliás, vale a pena inscrever-se no canal e acompanhar os outros vídeos dessa série de valiosos conhecimentos espirituais.
Ao contrário das invenções e complicações modernas, a alma precisa do despojamento e do esforço ascético na direção de Deus para colher verdadeiros frutos espirituais. Este conteúdo é apenas uma provocação inicial para que você busque mais tempo de qualidade com o Senhor e também interesse-se pela meditação de bons livros espirituais. Que Deus abençoe você!
Inscreva-se no canal Freis Carmelitas Mensageiros no YouTube.
Referências:
STEIN, Edith. A Ciência da Cruz. Dois Irmãos, RS: Minha Biblioteca Católica, 2023.