Ícone do site Altair Fonseca

O que dizer para as pessoas que querem ser santas mas não querem ser humildes?

A verdadeira humildade

A verdadeira humildade

O que dizer para as pessoas que querem ser santas mas não querem ser humildes? Numa sociedade cada vez mais viciada na aparência, muita gente (até mesmo dentro da Igreja) tem caído na soberba e no orgulho. Essa vanglória faz com que muitos se afastem do caminho de Jesus, mesmo estando em alguma importante função de evangelização. Precisamos falar sobre isso.

Veja também: Padre José Augusto está certo em lamentar a postura de algumas autoridades religiosas?

Não existe santo que não foi humilde

Padre Gaetano Maria da Bergamo, no livro Humildade de Coração, disse: “No Paraíso há muitos santos que nunca deram esmola na terra: sua pobreza os justificava; muitos que nunca mortificaram seus corpos com jejum ou usando tecidos de saco: suas enfermidades os desculpavam. Também há muitos santos que não eram virgens – outra era sua vocação. Mas no Paraíso não há santo que não seja humilde”.

Sinto muito por desafazer as esperanças daqueles que querem ser santos mas que não querem buscar ter uma vida de humildade. Entretanto, a verdade precisa ser dita com todas as letras: não existe santidade sem humildade, mesmo que muita gente queira fingir com um verniz de piedade. É muito fácil enganar as pessoas, mas a Deus, ninguém engana.

Não existe santo que não foi humilde

Precisamos falar sobre a humildade

No mundo em que vivemos tem sido cada vez mais necessário falar sobre a humildade de uma maneira profunda para abrir os olhos e os corações das pessoas. Assista o vídeo a seguir, que é um corte da Conversa Católica e compartilhe.

Não existe santidade sem humildade – Cortes Conversa Católica

Como anjos se tornaram diabos?

Padre Gaetano Maria da Bergamo, no livro Humildade de Coração, disse: “Deus baniu os anjos do céu por causa do orgulho; logo, como podemos esperar entrar no Reino sem permanência na humildade? (…) O orgulho por si só bastou para transformar um anjo em diabo”.

Anjos são seres puramente espirituais que possuem uma inteligência muito mais evoluída do que a nossa. Por terem uma visão mais ampla sobre as realidades celestes, suas escolhas são definitivas. Dessa forma, um anjo bom já não pode se perder e um anjo decaído (demônio) não pode se arrepender. Ora, se o orgulho foi capaz de transformar anjos em demônios, o seria capaz de fazer com os seres humanos? Uma resposta pode ser vista nas aberrações que estão sendo cometidas atualmente.

Rezemos, vigiemos e tenhamos muita humildade para trilharmos o caminho dos santos e alcançarmos um dia a glória eterna no céu.

Como anjos se tornaram diabos?

Inscreva-se no canal Altair Fonseca no YouTube.

Referências:

BERGAMO, Pe. Gaetano Maria da. Humildade de coração. Editora Imaculada, 2023.

Sair da versão mobile