Ícone do site Altair Fonseca

Por que tanta gente tem abandonado a Igreja Católica?

Por que tanta gente tem abandonado a Igreja Católica

Por que tanta gente tem abandonado a Igreja Católica

Diversas estatísticas e relatórios realizados no Brasil nas últimas décadas constatam uma grande queda no número de católicos. Mas afinal, porque tantos católicos deixam a Igreja e porque muitos daqueles que permanecem estão frios na fé?

Veja também: Como está o terreno do seu coração?

Alguns fingem que são católicos

Padre Paulo Ricardo disse: “A essência do protestantismo é que cada protestante é o seu próprio Papa. Ou seja, o protestante ele é o papa que tem o critério de interpretação infalível da Sagrada Escritura e daquilo que é a Palavra de Deus. Nós, católicos, não pensamos assim”.

Um dos problemas para aqueles que abandonam a Igreja Católica é que, de fato, nunca estiveram nela. Explico: há pessoas que se declaram católicas mas nunca conheceram o Magistério da Igreja e pensam que podem interpretar a Palavra de Deus como quiserem a fim estabelecerem os seus próprios mandamentos. Quem pensa assim nunca foi um católico de fato, mas na prática era um protestante que frequentava Missas, que, ao abandonar a Igreja, apenas parou de fingir.

A essência do protestantismo

Por que tanta gente tem abandonado a Igreja Católica?

Por que algumas pessoas abandonam a Igreja? Essa pergunta se faz necessária diante do constante afastamento de algumas pessoas da vida da comunidade sem um motivo aparente. Ao analisar mais profundamente a questão, percebemos a realidade relatada no vídeo. Assista:

Por que tanta gente tem abandonado a Igreja Católica?

Humildade e obediência

Santa Faustina nos diz: “O demônio pode ocultar-se até sob o manto da humildade, mas não pode vestir o manto da obediência“.

Quando vemos ensinamentos como os de Santa Faustina, percebemos como é errada a mentalidade progressista baseada na revolta que proclama: “eu sei de tudo, eu posso tudo, eu farei tudo o que eu quiser”. Quem alcança a santidade o faz porque lutou para fazer o que Deus quer, e aquilo que Deus quer é o melhor para nós. Abandonar a Igreja por causa de caprichos é o que os primeiros protestantes fizeram.

É certo que devemos obedecer a uma hierarquia e que a cabeça dessa hierarquia é o próprio Cristo. A Palavra também nos mostra que é importante obedecer antes a Deus do que aos homens, o que nos torna responsáveis por sermos conservadores do depósito da fé contido na Igreja Católica. Quem abandona esse tesouro para viver do seu jeito, não tem a menor noção do que está dispensando. Rezemos por nossos irmão separados, para que sejam tocados pela graça de Deus e cheguem ao conhecimento da verdade.

Santa Faustina e a obediência

Inscreva-se no canal de Altair Fonseca no YouTube.

Referências:

RICARDO, P. P. Por que tantos católicos deixam a Igreja? Padre Paulo Ricardo. Brasil, 2013. Disponível em: <https://padrepauloricardo.org/episodios/por-que-tantos-catolicos-deixam-a-igreja>. Acesso em: 28 jul. 2023.

Sair da versão mobile