Papa Francisco, padre José Augusto e padre Françoá Costa falam de hipocrisia e do valor exagerado que estão dando aos animais
Alguns assuntos delicados precisam ser tratados com sabedoria e coragem. Em tempos de ataques ao rebanho, os bons pastores são capazes de se arriscarem por suas ovelhas. Falar a verdade no contexto atual já significa arriscar-se e é isso que fazem padre José Augusto e padre Françoá Costa quando falam de hipocrisia e do valor exagerado que estão dando aos animais.
Veja também: O que está acontecendo com os padres?
A hipocrisia cega
Padre José Augusto disse: “Com essa conversinha de dizer que só quem pode me julgar é Deus, muitos estão se acomodando no pecado e não estão procurando mudar de vida e tomar vergonha na cara”.
É evidente que as pessoas dizem coisas como “só Deus pode me julgar” quando querem se acomodar no pecado sem peso na consciência. O problema é que uma hora a conta chega e padre José Augusto sempre alerta sobre a possibilidade do Inferno para aqueles que não se arrependerem do seu mau procedimento. Como só Deus pode mudar os corações, rezemos por todos que precisam de conversão, a começar por nós mesmos!
Jesus foi firme ao falar sobre hipocrisia quando se deparou com essa máscara diabólica e o papa Francisco também denunciou os hipócritas e o pai da hipocrisia: “O diabo não tem relação com os pecadores arrependidos, porque olham para Deus e dizem: ‘Senhor, sou pecador, ajuda-me’. E o diabo é impotente, mas é forte com os hipócritas. É forte, e os usa para destruir, destruir as pessoas, destruir a sociedade, destruir a Igreja. A força do diabo é a hipocrisia, porque ele é mentiroso: se mostra como príncipe poderoso, belíssimo, e por trás é um assassino”.
A Igreja sempre acolherá a todos, não importa o tamanho do pecado que cometeu, mas é preciso humildade e um sincero arrependimento para que o diabo não tenha força sobre nós. Deus é um pai amoroso que ama todos os seus filhos, mas odeia tudo aquilo que destrói a pessoa. O pecado destrói e precisa ser rejeitado.
O valor exagerado que estão dando aos animais é prejudicial
Padre Françoá Costa disse: “A consideração tão elevada dos animais e das plantas que hoje se procura fomentar é um perigo para manter a fé na existência de Deus e na dignidade do homem”.
Em Gêneses, vemos que o homem criado à imagem e semelhança de Deus, deveria ter a sabedoria para dominar toda a criação e administrar com justiça tudo o que o Senhor fez. Quando entra o pecado no mundo, entra também a morte e toda a desordem. Agora, vemos que a humanidade não mais sabe administrar os dons de Deus com sabedoria. Vemos desequilíbrio ecológico e também vemos animais tratados como reis enquanto pessoas reviram latas de lixo em busca de alimento (como fazem alguns animais de rua). Que pela oração, bom exemplo e boas iniciativas possamos fazer a nossa parte para um mundo que ame mais a Deus e cuide melhor da criação.
Siga o padre Françoá Costa no Twitter.
Papa Francisco também falou sobre essa questão: “Vemos que as pessoas não querem ter filhos, ou apenas um e não mais. E muitos, muitos casais não têm filhos porque não querem, ou têm apenas um – mas eles têm dois cães, dois gatos. Sim, os cães e os gatos ocupam o lugar das crianças”. E o pontífice prosseguiu: “Sim, é engraçado, eu entendo, mas é a realidade. E essa negação da paternidade ou da maternidade nos diminui, tira nossa humanidade. E assim a civilização envelhece e sem humanidade, porque perde a riqueza da paternidade e maternidade. E a nossa pátria sofre, porque não tem filhos”.
Animais não são filhos e o ser humano não é um objeto que pode ser descartado. Vamos refletir sobre essas realidades e fazer delas objeto de nossas orações hoje. Que Deus toque os corações daqueles que estão desviados e eles possam fazer uma experiência pessoal com Seu amor misericordioso.
Referências:
Papa: diabo usa os hipócritas, Jesus ensina o amor verdadeiro. Vatican News, 2018. Disponível em: https://www.vaticannews.va/pt/papa-francisco/missa-santa-marta/2018-09/papa-diabo-usa-hipocritas-jesus-ensina-amor-verdadeiro.html. Acesso em: 21 jul. 2023.
‘Optar por animais em vez de crianças é egoísmo’, diz Papa Francisco. Veja, 2022. Disponível em: https://veja.abril.com.br/mundo/optar-por-animais-em-vez-de-criancas-e-egoismo-diz-papa-francisco/. Acesso em: 21 jul. 2023.