Giovanni di Fidanza, que viria a ser o grande São Boaventura, nasceu em 1217 na cidade de Bagnoregio, Itália. Ele entrou para a Ordem Franciscana em 1243 e se tornou um dos mais importantes teólogos e filósofos da Idade Média. Ele foi nomeado cardeal-bispo de Albano em 1273 e morreu no ano seguinte em Lyon, França. Todos os anos, no dia 15 de julho, é celebrada a memória obrigatória de São Boaventura, bispo e doutor da Igreja.
Veja também: Orações a São Camilo de Lellis, padroeiro dos enfermos, hospitais e profissionais de saúde.
Você reconhece o Criador na criação?
São Boaventura disse: “Na profundidade do nosso ser está inscrita a memória do Criador. E precisamente porque esta memória está inscrita no nosso ser, podemos reconhecer o Criador na sua criação, recordar-nos, ver as suas pegadas neste cosmos criado por Ele”.
Você sabia que há algo como a “digital” de Deus em todas as criaturas? Sim, toda a criação leva em sua natureza as marcas do Criador, que é a fonte de toda a sabedoria e todo amor. Ele mesmo é o próprio amor e a própria sabedoria. Saibamos contemplar tudo o que Deus criou e louvemos o autor de todas as coisas!
Oração a São Boaventura
“Ó bondoso São Boaventura, por uma especial graça de Deus, foste escolhido para ser zeloso doutor e pastor da Igreja de Jesus Cristo. Tu és agradável diante de Deus. Pela missão de pastor, honraste e defendeste a Igreja de Jesus, pelo encargo confiado de preparar o segundo concílio de Lyon. Pelo crédito que gozam tuas orações junto de Jesus e Maria, encontraste no teu trabalho a expressão generosa da caridade, em favor do bem comum. Soubeste ensinar e vivenciar a caridade, como fundamento da doutrina de Jesus Cristo. Por isso, Deus te abençoou. Por isso, lembrados de tuas virtudes, te pedimos que nos alcances de Jesus, o Filho de Deus, vivermos unidos a Ele, pela vida em família, no testemunho do trabalho pelo Reino e pela esperança cristã. Que os nossos sofrimentos cristãmente assumidos, sejam para nós a garantia da ressurreição. A Deus a honra, a glória e o louvor. Amém”.
Você sabia?
São Boaventura foi grande amigo e companheiro de Santo Tomás de Aquino, outro grande santo e intelectual católico, também doutor da Igreja. Esta amizade foi frutuosa para os dois santos e para a humanidade, já que, dela, nasceram grandes obras literárias e espirituais que causaram impacto positivo na Igreja nos séculos seguintes.
A amizade entre pessoas que têm os mesmos propósito geram frutos maravilhosos. Você pensa nisso quando escolhe com quem se relaciona?
Referências:
VATICAN NEWS. São Boaventura de Bagnoregio, cardeal, bispo de Albano e doutor da Igreja. Disponível em: https://www.vaticannews.va/pt/santo-do-dia/07/15/s–boaventura-de-bagnoregio–cardeal–bispo-de-albano-e-doutor-d.html. Acesso em: 13 jul. 2023.
COMUNIDADE CATÓLICA SHALOM. São Boaventura: pobreza, humildade e verdadeira sabedoria. Disponível em: https://comshalom.org/sao-boaventura-pobreza-humildade-e-verdadeira-sabedoria/. Acesso em: 13 jul. 2023.